Home » Aspinall afastado pode liberar superluta Jon Jones x Alex Poatan em 2026

Aspinall afastado pode liberar superluta Jon Jones x Alex Poatan em 2026

by admin

Recentemente, Tom Aspinall anunciou que ficará afastado do UFC para tratar uma síndrome ocular descoberta após o incidente com Ciryl Gane no UFC 321, que terminou com a luta sem resultado. Mas esse anúncio pode abrir caminho para que Jon Jones e Alex “Poatan” Pereira se enfrentem no evento especial da Casa Branca.

O britânico detalhou a gravidade da lesão, causada pela dedada que o francês acertou em seus olhos durante o duelo. Os exames exibidos por ele apontam que há um trauma afetando a mobilidade de ambos os olhos, o que o impede até mesmo de voltar a treinar. A condição provoca visão dupla, fotofobia, perda de campo visual e dificuldade de foco.

Os médicos afirmaram ainda que Aspinall precisa de acompanhamento contínuo e avaliam até mesmo a necessidade de cirurgia ou aplicação de esteroides. Até lá, ele não está liberado para qualquer esforço físico de contato.

Tom Aspinall vence luta no UFC 304. Foto: Divulgação/UFC

Jon Jones x Poatan

Jon Jones e Alex Poatan podem fazer superluta. Fotos: IconSport.

Com Aspinall afastado por tempo indeterminado, Dana White pode recorrer à solução adotada em casos de campeões impedidos de lutar por lesão: instaurar uma disputa pelo cinturão interino. O vencedor enfrentaria o campeão linear pelo título definitivo.

É o que ocorre atualmente no peso-leve. Com a ausência de Ilia Topuria, Paddy Pimblett e Justin Gaethje vão disputar o cinturão interino em janeiro, no UFC 324. Quem vencer enfrentará o espanhol em seu retorno. Situação semelhante ocorreu com o próprio Jon Jones: Aspinall chegou a ser campeão interino enquanto “Bones” se recuperava de uma lesão no ombro.

Agora, o próprio Jon Jones pode disputar o cinturão de forma interina. Após anunciar sua aposentadoria, ele pediu para fazer a luta principal do card da Casa Branca, em junho de 2026, contra Alex Poatan — e valendo o título dos pesados.

Dana White, no entanto, tem sido resistente à presença de Jones no card especial, já que o ex-campeão havia se comprometido a enfrentar Aspinall e não cumpriu. O presidente do UFC não tiraria o cinturão do britânico só para Jones voltar à disputa. Mas, com o afastamento de Tom, a possibilidade de Jon Jones x Poatan finalmente acontecer ganha ainda mais força — principalmente porque o brasileiro também pediu para que a luta saia do papel.

Siga o UmDois Esportes

Créditos

You may also like