Home » Ataques russos cortam eletricidade e água em Odessa

Ataques russos cortam eletricidade e água em Odessa

by admin

Publicado a

A Rússia atacou a cidade portuária ucraniana de Odessa, no sul do país, durante a noite de sexta-feira, danificando infraestruturas civis e deixando partes da cidade sem eletricidade e água.

O chefe da administração militar de Odessa, Serhiy Lysak, afirmou que o edifício residencial foi danificado na sequência de “mais um ataque hostil”.

A Rússia intensificou os seus ataques contra as infraestruturas críticas da Ucrânia com a chegada do tempo mais frio, repetindo o que Moscovo fez como parte da sua estratégia de guerra em anos anteriores.

Muitas cidades ucranianas estão a sofrer cortes de energia prolongados, com algumas zonas a terem eletricidade apenas durante três a quatro horas por dia.

Uma das maiores refinarias de petróleo da Rússia atingida

De acordo com as autoridades russas e os meios de comunicação social afiliados ao Kremlin, a refinaria de petróleo russa Slavneft-YANOS em Yaroslavl, uma das cinco maiores do país, foi atingida pelo ataque de drones de Kiev na sexta-feira.

Os residentes locais afirmaram ter ouvido pelo menos sete explosões sobre a cidade, seguidas de relatos de um incêndio na refinaria Slavneft-YANOS.

O local situa-se a mais de 700 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.

A refinaria de Yaroslavl é um importante produtor de combustíveis, incluindo gasolina, gasóleo e combustível para aviões. A sua alegada capacidade de processamento é de cerca de 15 milhões de toneladas de crude por ano.

Em Moscovo, as autoridades locais informaram que a defesa aérea russa intercetou alegadamente oito drones durante a noite.

O kremlin afirma que sete pessoas ficaram feridas quando os destroços de um drone atingiram um bloco de apartamentos em Tver, durante uma grande vaga de ataques registados durante a noite em várias regiões.

Créditos

You may also like