Athletico descarta Terans e negocia Cetré
O Athletico descartou a volta do meio-campista David Terans, que teve destaque no passado recente do clube, e continua em negociações pelo colombiano Edwuin Cetré, do Estudiantes.
O agente de Terans ofereceu o jogador de 31 anos à diretoria rubro-negra, que considerou desnecessária a contratação do uruguaio neste momento. Conforme a jornalista Monique Vilela, da rádio TMC, o clube não vê a necessidade de um meio-campista no elenco atual do Furacão.
Vale ressaltar que o técnico Odair Hellmann conta com o argentino Bruno Zapelli e os jovens João Cruz, Dudu Kogitski e Bruninho para a posição.
Adquirido em maio de 2021, David Terans acumula 129 partidas, com 31 gols e 26 assistências, com a camisa do Athletico. Ele contribuiu para as conquistas da Copa Sul-Americana em 2021 e do Campeonato Paranaense em 2023. Sua saída ocorreu na metade de 2023, após perder espaço para Vitor Bueno sob o comando de Felipão. Terans foi então vendido ao Pachuca, do México, por 3 milhões de dólares, equivalente a R$ 14,4 milhões na época.
No futebol mexicano, Terans disputou apenas 12 jogos e foi transferido para o Fluminense em janeiro de 2024, por R$ 14 milhões. No entanto, ele não correspondeu às expectativas da torcida tricolor, realizando apenas 17 partidas, com um gol e uma assistência, antes de ser emprestado ao Peñarol. Em seu país de origem, Terans conquistou o Torneo Intermedio, mas viu sua equipe perder a final do Campeonato Uruguaio de 2025 para o Nacional, devido a uma lesão que o impediu de jogar. Atualmente, ele se recupera de uma lesão grave no tendão de Aquiles e procura um novo clube para retornar aos gramados.
Novela entre Athletico e Cetré continua
O Athletico segue interessado na contratação de Cetré. O atacante de 28 anos, que retornou ao Estudiantes, ainda é alvo do Furacão, que adota uma abordagem mais cautelosa.
Cetré chegou a viajar para Curitiba, porém a concretização daquela que seria a maior transferência da história do Athletico fracassou devido aos exames médicos do jogador. Diante disso, o Rubro-Negro deseja alterar o modelo de negociação. Conforme o canal TYC Sports, a proposta do Athletico envolveria a compra de parte dos direitos econômicos (entre 60% e 70%) e o restante seria baseado no desempenho do atacante.
Outra possibilidade em consideração é um empréstimo com opção de compra. Essa é a estratégia que o Boca Juniors está tentando para adquirir o atacante, tornando-se um concorrente do clube brasileiro nas tratativas.
Com contrato até o final deste ano, Cetré pode assinar um pré-contrato com qualquer clube a partir da metade do ano. Assim, o Estudiantes e o Independiente Medellín, detentores de 50% dos direitos econômicos do jogador, buscam concluir uma venda ainda nesta janela de transferências.
No Brasil, o prazo para novas contratações se estende até o dia 3 de março, o que significa que o Athletico deve chegar a uma resolução sobre Cetré em até 10 dias. Enquanto isso, o técnico Odair Hellmann continua apostando nas jovens promessas das categorias de base.


