Home » Ativistas de 23 países participam de brigada internacional homenagem a Fidel Castro em Cuba

Ativistas de 23 países participam de brigada internacional homenagem a Fidel Castro em Cuba

by admin

Como parte do início das celebrações pelo centenário do Comandante Fidel Castro e pelos 65 anos da fundação do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), a província de Artemisa, no oeste de Cuba, recebeu uma brigada internacional de solidariedade vinculada à organização. O encontro ocorreu no município de Caimito e marcou o início de um programa de homenagens ao líder histórico da Revolução Cubana.

A brigada integra o contingente denominado “65º Aniversário do ICAP” e é composta por 120 ativistas provenientes de 23 países. Os participantes iniciaram nesta segunda-feira (22) uma permanência de duas semanas na ilha, período durante o qual desenvolverão um amplo programa de trabalho voluntário, atividades comemorativas e ações de intercâmbio.

O Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) é uma das principais organizações de solidariedade de Cuba. Fundado em 30 de dezembro de 1960, tem como objetivo promover a solidariedade internacional e estabelecer laços de amizade entre o povo cubano e outros povos do mundo. Atualmente, mantém relações de intercâmbio com mais de 2.000 organizações solidárias em mais de 150 países, coordena brigadas internacionais de trabalho voluntário, organiza eventos e conferências e atua como elo para dar visibilidade à realidade cubana no exterior.

A recepção à brigada foi liderada por Fernando González Llort, um dos “Cinco Heróis”, que atualmente preside o ICAP, acompanhado por autoridades locais da província de Artemisa. Durante o ato, González Llort agradeceu a presença do contingente solidário, bem como o apoio das autoridades municipais e da escola Grandes Alamedas, em uma jornada que coincidiu com a celebração do Dia do Educador.

Em sua intervenção, o presidente do ICAP destacou que a presença dos brigadistas representa “um testemunho de compromisso com a justiça, a paz e a fraternidade”. Ressaltou ainda que, ao longo de seus 65 anos de existência, o Instituto tem atuado como uma ponte entre Cuba e o mundo, promovendo o intercâmbio de ideias e culturas, além de ações de apoio a causas justas, como a oposição ao bloqueio imposto pelos Estados Unidos à ilha caribenha.

Como parte das atividades de intercâmbio, a professora brasileira María Elena Franca, integrante da brigada, saudou o encontro com professores, estudantes e trabalhadores do ICAP.

As comemorações pelos 65 anos do ICAP ocorrerão entre os dias 27 e 29 de dezembro e contarão com a participação de mais de 260 pessoas de cerca de 30 países, reunindo representantes da Europa, América Latina e Caribe, Ásia, Oceania e Estados Unidos.

O programa comemorativo inclui um painel dedicado a “Fidel Castro e a solidariedade internacional”, o lançamento de um livro sobre a história do Instituto, o cancelamento de um selo comemorativo e diversas atividades de trabalho voluntário em cooperativas. O ato central está previsto para o dia 29 de dezembro, data em que será prestada homenagem ao legado do ICAP e ao seu papel no fortalecimento dos vínculos de cooperação e amizade internacional.

Durante a mais recente sessão da Assembleia Nacional do Poder Popular, foi aprovada a declaração de 2026 como o “Ano do Centenário do Comandante em Chefe Fidel Castro Ruz”. Ao longo desse período, serão realizadas diversas atividades em homenagem a Fidel Castro, por ocasião do centenário de seu nascimento, entre elas as ações da brigada internacional de solidariedade.

Créditos

You may also like