Aos 35 anos, o lituano Ricardas Berankis, ex-número 1 do mundo juvenil e ex-top 50 da ATP, anunciou oficialmente o encerramento de sua carreira no tênis profissional, com uma postagem emotiva e uma foto sua criança em uma de suas primeiras vezes com uma raquete.
Berankis é o maior tenista da história da Lituânia, foi número 1 do mundo juvenil e ex-top 50. Enquanto juvenil, ele jogou duas finais de Grand Slam, foi campeão do US Open 2007 e no mesmo ano venceu o búlgaro Grigor Dimitov na final di tradicional Orange Bowl. No profissional, o lituano foi vice-campeão nos ATPs de Los Angeles 2015 e Moscou 2017 e foi campeão nas duplas em Houston 2015.
Ao todo, o tenista somou 15 títulos em nível Challenger de 25 finais disputadas. Berankis permaneceu mais de 300 semanas como um dos 100 melhores do mundo
Confira a mensagem do tenista na íntegra:
“Hoje é um daqueles dias que parece que nunca vai chegar, mas quando chega, toca com muita sensibilidade e profundidade. Quero anunciar que tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida: encerrar minha carreira profissional no tênis.
25 anos não é apenas um número. Este é o caminho de vida que tenho seguido. É um sonho de infância chegar ao auge do tênis. Essa etapa passou como um momento, mas ao mesmo tempo deixou coisas inimagináveis: emoções, lutas, vitórias, experiências mais dolorosas, experiências duradouras e conhecidos que me acompanharão pelo resto da vida.
Houve altos e baixos. Houve quedas. Essas experiências me fizeram crescer como atleta e como pessoa.
Toda história tem um começo e um fim…
Hoje, encerro um dos capítulos mais importantes da minha vida, e faço-o com paz e gratidão.
Obrigado a todos que estiveram presentes – família, amigos, treinadores, companheiros, patrocinadores, parceiros, torcedores e todos que acreditaram, apoiaram, incentivaram e me ajudaram a me levantar nos momentos mais difíceis. Minha fé e seu apoio têm sido minha força motriz.
Acredito que num futuro próximo teremos outra oportunidade de nos encontrarmos e relembrarmos toda a jornada. Obrigado por tudo.”
