| Quem governa Açailândia? Benjamim seria eleito sem o poder da máquina comandada por Aluísio? E porquê esse apoio se tornou um poder dividido dentro da máquina pública e aos olhos da população?! |
Na prática, o prefeito de Açailândia, Dr. Benjamim Oliveira, tem pouca autonomia sobre a maioria e mais importantes secretarias do seu governo. O ex-prefeito Aluísio Sousa continua exercendo forte influência sobre a administração, mantendo sob seu controle político a maioria das pastas — inclusive com indicações diretas de secretários que já ocupavam cargos na gestão anterior.
Essa continuidade, no entanto, gera dúvidas sobre as responsabilidades administrativas e jurídicas da atual gestão, especialmente em áreas que já enfrentam investigações do Ministério Público do Maranhão (MPMA). Um exemplo é a Secretaria Municipal de Educação, onde a titular permanece no cargo mesmo após denúncias e ações judiciais que se originaram ainda no governo passado.
Para observadores consultados pelo blog, a manutenção de figuras ligadas a Aluísio pode ser interpretada como complacência e corresponsabilidade do atual prefeito em relação a problemas herdados da gestão anterior — o que pode trazer implicações legais e políticas.
Um governo dividido
A estrutura da Prefeitura de Açailândia mostra-se, assim, dividida entre duas lideranças: de um lado, o prefeito Benjamim, com autoridade formal; de outro, o ex-prefeito Aluísio Sousa, com poder político real.
Enquanto isso, a população observa a falta de comando unificado, e problemas jurídicos colocam o atual gestor em posição vulnerável, tanto política quanto institucionalmente.
A seguir, veja quais são as secretarias sob influência direta do ex-prefeito Aluísio Sousa e onde o prefeito Benjamim não tem autonomia efetiva, mesmo diante de sérias pendências administrativas e judiciais.
13 – INDICADOS OU MANTIDOS POR ALUÍSIO (prefeito de fato)
Agricultura – Antônio José
Cultura e Turismo – Arleide Gomes
Saúde – Bernadete Socorro
Secom – Jonar Leite
Mulher – Domingas Maria
Transito e Transporte – Fábio Lopes
Controladoria – Franco Kiomitsu
Assistencia Social – Patrícia Andreia
Infraestrutura e Urbanismo – Hallan Jefferson
Desenvolvimento – Jardel BomJardim
Previdencia IPSEMA – Joseane Maria
Receita – José Francisco
Educação – Karla Janys
Meio Ambiente – Luis Carlos Moraes
9 – INDICADOS DO PREFEITO BENJAMIM
Planejamento – Claudio Facundes
Habitação e Regularização – Davi Alexandre
Esporte – Luan Jarnel
Governo – Maria da Paz
SAAE – Francisco Alves
Administração – Richardson Neres
Economia e Finanças – Rogério Porcionato
PGM – Welington Nascimento
Turismo – Maicon Marcelo
