Home » Bombeiros combatem mais de 5 mil focos de incêndio em 10 meses no MA… – Marco Aurélio D’Eça

Bombeiros combatem mais de 5 mil focos de incêndio em 10 meses no MA… – Marco Aurélio D’Eça

by admin



Operação Maranhão Sem Queimadas – Protetores do Bioma – atua nas florestas, vegetações, áreas urbanas e rurais e todo o estado

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão combateu exatos 5.485 incêndios florestais e em vegetação – em áreas urbanas ou rurais – nos últimos 10 meses em todo o estado.

  • entre as atuações de mais impacto o combate ao Parque Ambiental de Mirador;
  • ações chegaram também a Grajaú, Imperatriz, Balsas, Estreito e Carolina.

“Estamos diante de um esforço contínuo para proteger vidas, patrimônio e o meio ambiente. O número expressivo de ocorrências atendidas mostra o empenho das nossas equipes, que têm conseguindo dar pronta resposta em todas as regiões maranhenses. Estamos firmes no trabalho de contenção das queimadas e na conscientização sobre uso adequado do fogo”, ressalta o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Araújo.

A Operação Maranhão Sem Queimadas está em sua sexta edição e já teve adesão de aproximadamente 100 municípios, além da parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Planejamento integrado e atuação permanente para preservar e proteger os biomas do Maranhão.

“É um trabalho de proximidade, necessário para reduzir ocorrências e estimular a cultura de preservação. A continuidade da operação é estratégica para enfrentamento às queimadas, neste período mais crítico do ano, que é o da estiagem”, diz o coordenador da operação, coronel Cleyton Cruz.

  • o trabalho alcança escolas, associações comunitárias, áreas rurais e zonas de transição agrícola;
  • há diálogo com moradores e produtores sobre o impacto das queimadas na saúde pública;
  • o CBMMA também alertam sobre as consequências legais da prática irregular do fogo.

A presença das equipes em campo, aliada à tecnologia de monitoramento e ao envolvimento das comunidades, compõe um modelo de atuação que tem garantido bons resultados.

“A continuidade da operação é estratégica para enfrentamento às queimadas, neste período mais crítico do ano, que é o da estiagem”, informa o coronel Cleyton Cruz.

Com informações da Ascom CBMMA




Créditos

You may also like