Home » Brandão, seu sobrinho, Roseana…: pesquisa aponta vencedores numa eleição ainda sem candidatos

Brandão, seu sobrinho, Roseana…: pesquisa aponta vencedores numa eleição ainda sem candidatos

by admin

Nesta quarta-feira (21) saiu a primeira pesquisa com registro obrigatório na Justiça Eleitoral. A consulta foi contratada pelo Portal Imirante e ficou a cargo do Instituto Econométrica.

E uma coisa chama muito a atenção: os resultados para a eleição de senador, repleta de quadros improváveis, quanto à de governador, tão improvável quanto.

Os resultados são aquele “mais do mesmo” que o instituto já vinha apresentando desde o final do ano passado, colocando o sobrinho do governador, acima dos 30% de intenções de voto. Resultado não condizente com pesquisas contratadas de “além Maranhão”, que mostraram um resultado bem diferente das pesquisas locais.

Uma pesquisa que apresenta um quadro questionável, quase nove meses antes da eleição. É nada além de uma justificativa endereçada a quem não precisa de justificativas: o presidente Lula.

Mas quando avaliamos o quadro da eleição ao senado há uma situação bastante crítica em diversas nuances. Primeiro o nome de Brandão. Pra que testar se ele vem dizendo há meses, em alto e bom som, que fica no cargo até o fim? Sendo assim não pode ser candidato. Mas o nome tá lá, pelo menos até 4 de abril pode ficar, assim, a toa. Depois de 4 de abril…

Mas vejam bem: quem são os adversários de Brandão, que marca 22,8% das intenções de voto? Um time totalmente embolado no segundo lugar: justamente Weverton e Roberto Rocha empatados com 11,6%, seguidos de boas pontuações de Eliziane Gama, com 9,4% e André Fufuca, com 8,5%.

O segundo bloco, abaixo de 5%, fica e ficará na eterna rabeira da participação, provavelmente candidaturas não sendo de fato efetivadas.

E um dado importante: votos nulos de 8,3% e não sabe/não respondeu com 14,7%, o que pode mudar todo o quadro, afinal são nove meses, e não há candidatos nem campanha.

 

 

 

Mas há um segundo quadro, mostrado ao eleitor em separado. Veja bem, não é uma pesquisa de segundo voto; é um segundo quadro, onde sai o governador Brandão e entra Roseana Sarney. Quer dizer que Brandão não sendo candidato, a candidata é Roseana?

Assim como Brandão, Roseana ainda não se apresentou como candidata, mas, ainda assim, seu nome foi posto.

Nesse quadro Roseana marca 13% de intenções, vindos embolados logo atrás, Weverton, Roberto, Eliziane e Fufuca. Mais uma vez lembramos que há uma gestação inteira de eleição. Não há nomes ou corpos na concorrência, apenas desejos, medos e apreensões.

 

O Instituto Economética entrevistou 1362 eleitores nos dias 8 a 11 de janeiro; registro na Justiça Eleitoral  MA-08591/2026.  Margem de erro de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos e grau de confiança de 95%.

Créditos

You may also like