A seleção brasileira foi desclassificada por Portugal, nesta segunda-feira, na semifinal da Copa do Mundo sub-17. Após o empate sem gols no tempo regulamentar, em partida realizada no Aspire Zone, em Doha, o Brasil acabou derrotado, por 6 a 5, nas penalidades, pelos europeus. Depois de marcar os quatro primeiros pênaltis, Portugal mandou para longe com o goleiro Romário na cobrança. Ruan Pablo teve a chance da classificação, mas mandou na trave. Já na sétima cobrança, o time luso marcou e o lateral Ângelo isolou, determinando a ida de Portugal à final do torneio.
O primeiro tempo
foi uma etapa de equilíbrio, mas com leve superioridade da seleção brasileira. Com as duas equipes eficientes na marcação, Brasil e Portugal encontraram dificuldades para finalizar ao longo dos 48 minutos do primeiro tempo. A equipe comandada por Dudu Patetuci só finalizou a primeira aos 15 minutos, com Zé Lucas, por cima do gol. A melhor chance veio aos 19, quando Dell ganhou no corpo de Mauro e finaliza. Chelmik salvou em cima da linha. Portugal finalizou aos 28, com falta cobrada por Mauro Furtado e boa defesa de João Pedro. No mais, muita disposição de ambos os lados, com as defesas se sobressaindo na partida.
Já na etapa complementar teve mais um capítulo da força defensiva das duas equipes. Com a marcação prevalecendo, a etapa teve muitas faltas. Acabou marcada por um futebol pegado, com jogo truncado. Portugal teve a primeira boa chance aos 17 minutos, com Santiago Verdi, de longe. A bola passou perto. Aos 33, Anísio recebeu livre dentro da área e mandou para fora, na melhor chance portuguesa no jogo. A melhor chance brasileira veio aos 41, com um belo voleio de Zé Lucas, que quase marca um golaço. Nesta altura, as duas equipes se fecharam ainda mais de olho na decisão nos pênaltis.
O Brasil agora vai enfrentar a Itália, na próxima sexta-feira, às 9:30 horas (horário de Brasília), na dispura pelo terceiro lugar. A seguir, às 13h, Portugal vai enfrentar a Áustria na decisão.
