A brasileira Bianca Ferreira da Rocha Pimenta, que estava desaparecida há mais de 15 dias, morreu atropelada ao tentar retornar da Romênia para Portugal. A polícia de Bucareste, capital da Romênia, informou que a jovem faleceu no dia 2 de dezembro, por volta das 3h30 da manhã.
O acidente ocorreu em uma via que conecta a capital romena à cidade de Ploiesti. Bianca, que vivia na Europa há cinco anos, tentava retornar para Portugal no momento da fatalidade.
Bianca deixou Goiânia (GO) com o sonho de construir uma vida melhor em Lisboa. No entanto, o cenário mudou recentemente. Segundo relatos de sua tia, Ana Paula Ferreira, a jovem afirmou estar sendo perseguida em Portugal, o que a motivou a mudar-se para Bucareste em 23 de novembro, por sugestão de uma amiga.
A adaptação no novo país, entretanto, não aconteceu. Apenas seis dias após chegar, em 29 de novembro, Bianca decidiu que voltaria para Portugal por não se acostumar com a Romênia. O ultimo contato foi quando ela chegou a fazer uma videochamada com a tia enquanto esperava um carro de aplicativo para iniciar sua jornada de volta.
Vulnerabilidade e direitos LGBTQ+
Bianca era uma mulher trans, o que aumentava a preocupação da família em relação à sua estadia na Romênia. O país é frequentemente apontado por organizações internacionais como um dos locais mais hostis da União Europeia para a população LGBTQ+. “Soube que é um país que não aceita bem a população LGBT”, relatou a tia, Ana Paula.
De acordo com o ranking Rainbow Map da Ilga-Europe, a Romênia ocupa uma das piores posições do bloco econômico no que diz respeito à garantia de direitos e segurança para essa comunidade.
Atualmente, amigos de Bianca em Portugal e familiares no Brasil buscam informações e recursos para realizar o traslado do corpo. O Itamaraty ainda não se manifestou oficialmente sobre o suporte que será prestado à família para os procedimentos burocráticos e o retorno do corpo ao Brasil.
Leia também: ‘A Fazenda 17’: Yoná fez revelação para Dudu antes do ninja separá-los; veja o que ela disse!
- Bianca Ferreira da Rocha Pimenta
