Os brasileiros são a maior quantidade de motoristas estrangeiros de aplicativos para transporte de passageiros nas ruas das cidades de Portugal.
- Passaporte: Portugal terá uma das cidadanias mais exigentes na Europa se lei passar
- Dedos mutilados: Brasileiras insistem em policiamento nas escolas de Portugal após criança ser agredida
Segundo informou ao Portugal Giro o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), há 8.005 brasileiros habilitados para o Transporte em Veículo Descaracterizado a partir de Plataforma Eletrônica (TVDE).
Os brasileiros representam 20% dos 39.311 motoristas ativos, ficando atrás apenas dos 19.742 portugueses (50%).
Os números mais atuais são de outubro e revelam um aumento em relação aos 7.735 brasileiros registrados como TVDE em março deste ano.
Homens com idades entre os 30 e os 49 anos são a maioria dos motoristas. Há apenas 3,7 mil mulheres inscritas como TVDE.
Apesar do aumento, o número atual é menor que o registrado em agosto de 2023, quando eram 9,1 mil os brasileiros trabalhando como motoristas de aplicativos.
A diminuição pode significar que tenham trocado de trabalho, porque a profissão é flexível e de fácil acesso, proporcionando uma porta de entrada no mercado para os imigrantes.
O IMT informa que há cursos de formação para candidatos a motoristas, que precisam ser ministrados por entidades reconhecidas pelo governo português.
As condições podem ser desgastantes, com uma jornada de muitas horas ao volante para poder compensar, porque há motoristas que alugam os carros e pagam diárias aos proprietários.
