Home » Brooksby ganha destaque com grande temporada após 2 anos sem jogar

Brooksby ganha destaque com grande temporada após 2 anos sem jogar

by admin

Londres (Inglaterra) – Após começar esta temporada sem estar classificado, o norte-americano Jenson Brooksby chegou a ocupar a 51ª posição no ranking, não muito longe de sua melhor posição na carreira, a 33ª, que alcançou em 2022. O grande desempenho fez a ATP destacar sua temporada de recuperação.

O tenista de 25 anos chegou a ficar oito meses com os punhos imobilizados em 2023, consequência de duas cirurgias realizadas com apenas dois meses de intervalo. Ele ficou sem competir entre o Australian Open de 2023 e o mesmo torneio neste ano, quando marcou sua volta ao circuito.

“Nunca vi alguém que precisasse de cirurgias nos dois punhos e conseguisse se recuperar, então estou muito orgulhoso de mim mesmo. Acho que isso demonstra o trabalho que dediquei e a autoconfiança que tive nos momentos mais difíceis. Ainda acho que posso superar o que já fiz no passado”, disse Brooksby ao site da ATP em outubro.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A redenção após um calvário veio já em abril deste ano, praticamente dois anos após a cirurgia, quando Brooksby conquistou seu primeiro título da ATP de forma poética, salvando match-points em três partidas rumo ao troféu no saibro de Houston.

Os desafios físicos que levaram o norte-americano a retornar às quadras após dois anos foram severos. Seu tendão do punho direito estava deslocado entre 70% e 80%, enquanto o tendão do punho esquerdo estava completamente deslocado.

Jenson Brooksby (Foto: Reprodução/Instagram)

Brooksby foi submetido a uma cirurgia no punho esquerdo em março de 2023 e outra no direito em maio de 2023. Ele , que competiu com os punhos fortemente enfaixados durante toda a temporada de 2022, tentou evitar a segunda cirurgia com repouso e reabilitação, mas o desconforto se mostrou insuportável.

“Fiquei com gesso de tipos diferentes por oito semanas em cada pulso. Durante essas oito semanas em cada pulso, totalizando 16 semanas, eu não conseguia fazer praticamente nada. Nem mesmo segurar o telefone. Precisei de muita paciência mental”, relembrou o californiano de Sacramento.

Na conquista do título no ATP 250 de Houston, ele começou a semana sendo um convidado no quali, ocupando a 507ª posição no ranking. Brooksby saiu de lá com o troféu de campeão, tornando-se o terceiro tenista com a pior classificação a conquistar um título na história do circuito ATP (desde 1990).

O norte-americano ainda fez outra final no ano, ficando com o vice na grama de Eastbourne e alcançou as semifinais no ATP 500 de Tóquio. Ele fechou a temporada no 53º lugar do ranking e vai começar 2026 sonhando em seguir evoluindo no circuito.



Créditos

You may also like