“175 Anos do altar para o coração da comunidade”, é o lema do ano jubilar da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, na ilha do Sal.
Nita Santos – Cabo Verde
A abertura acontecerá durante a celebração da Eucaristia do domingo, 4 de janeiro, dia em que as igrejas locais celebra a Epifania do Senhor. A missa será presidida pelo Bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, e concelebrada pelos presbíteros que vivem e trabalham na ilha. Um programa que se prolonga por toda a tarde, revela o pároco, padre Benvindo Rodrigues.
Consta ainda do programa uma conferência orientada pelo historiador, padre António Ferreira, que abordará a história religiosa e cultural da ilha.
Pela sua importância histórica, o presbítero pede aos salenses para se desdobrem na preparação da celebração, uma vez que a festa faz parte da identidade do povo de Deus, naquela ilha.
Celebração da Eucarístia na Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Santa Maria
O pároco considera que este jubileu será uma “rampa de lançamento da fé”.
Foi aberto oficialmente um concurso de composição de um Hino Jubilar com cinco concorrentes ao prémio. Durante a tarde de convívio será anunciado o vencedor.
Conforme o programa, ao longo do ano, a comunidade irá tendo momentos fortes e pontuais de reflexão. O encerramento do Ano Jubilar da paróquia de Nossa Senhora das Dores.
Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores em Santa Maria
Ao longo de 163 anos a ilha se manteve só com uma Paróquia e uma Igreja que remonta ao século XIX. Em 13 de Junho de 2014, o Bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, criou a segunda paróquia sob o orago de Santo António, com sede na cidade de Espargos.
