Pelo menos cinco caças F/A-18 da Marinha dos Estados Unidos foram registrados em voo próximo à costa da Venezuela no fim da tarde desta quinta-feira (18), segundo dados de rastreamento aéreo. As aeronaves sobrevoaram áreas do Mar do Caribe em trajetos monitorados por plataformas públicas. Com informações do g1.
As informações constam no site FlightRadar, que exibiu o primeiro caça por volta das 15h15, no horário de Brasília. Em cerca de uma hora, outros três F/A-18 apareceram nos registros. Dados do sistema indicam que dois deles ficaram a pouco mais de 200 quilômetros da costa venezuelana, enquanto outros dois chegaram a menos de 100 quilômetros de Caracas.
Um quinto caça foi identificado por volta das 17h, também sobre o Mar do Caribe. Por volta das 19h, as aeronaves passaram a se afastar da região.
🔴 Múltiplas aeronaves militares dos EUA, incluindo pelo menos cinco caças F/A-18, operando neste momento próximo à costa da Venezuela. pic.twitter.com/aptVIBiKXF
— Mundo News (@Mundo__News) December 18, 2025
O rastreamento mostrou ainda a presença de outras duas aeronaves militares dos Estados Unidos: um Northrop Grumman E-2D e um Boeing E-3 Sentry, ambos equipados com radares de longo alcance e utilizados para coordenação e monitoramento aéreo.
Os voos ocorreram dois dias após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar um bloqueio contra navios petroleiros alvos de sanções que entram e saem da Venezuela. A medida foi divulgada oficialmente pelo governo norte-americano.
