O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), é o chefe de Executivo estadual com os percentuais mais altos de aprovação e de avaliação positiva do país. Caiado, pré-candidato à Presidência, lidera os rankings elaborados pelo instituto AtlasIntel, em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (17). Os governadores Ratinho Junior (PSD) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), também cotados para disputar o Planalto em 2026, ficaram entre os dez primeiros.
A gestão de Caiado, em seu segundo mandato em Goiás, é aprovada por 80% dos entrevistados. Quinze por cento desaprovam e 6% disseram não saber. No ranking da aprovação, aparece em segundo lugar o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), com 69% de aprovação e 22% de desaprovação. Em terceiro está o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Em último lugar está o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), com 65% de desaprovação e 25% de aprovação.
Em sexto lugar ficou o governador paranaense Ratinho Junior, com 63% de aprovação e 30% de desaprovação. O governador paulista Tarcísio de Freitas ficou em nono lugar. A gestão dele é aprovada por 56% e 40% desaprovam. O governador paulista é cotado para concorrer à Presidência, embora publicamente reitere sua disposição em disputar a reeleição em 2026.
O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), que a exemplo de Caiado já anunciou a pré-candidatura presidencial, ficou em 18º no ranking e, ao contrário dos demais governadores com aspirações presidenciais, não tem maioria positiva. Ao todo, 54% desaprovam sua gestão ante 42% que aprovam.
O instituto AtlasIntel entrevistou, por meio de questionários aplicados pela internet, 200.980 pessoas entre 6 de outubro e 5 de dezembro em todo o país. A margem de erro varia de 1 ponto percentual a 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, conforme o Estado. O nível de confiança é 95%.
O ranking elaborado para medir a avaliação, em que o entrevistado diz se acha o governo ótimo/bom, regular ou ruim/péssimo, tem semelhanças ao da aprovação. Caiado foi o mais bem avaliado, com 59% de ótimo/bom, 33% de regular e apenas 8% de ruim/péssimo. O governador do Piauí repetiu o segundo melhor desempenho (53% de ótimo/bom) e Wilson Lima (AM) continuou no último lugar, com apenas 7% de avaliação positiva e 49% de ruim/péssimo.
Ratinho Junior nessa sondagem ficou em quarto lugar e Tarcísio, em sexto. Romeu Zema ficou em 13º lugar, mas seguiu com maioria negativa – 48% de ruim/péssimo ante 28% de ótimo/bom.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/n/c/1ZxaPXTxigdY5T74u8Cg/atlasintel-ranking-governadores-avaliacao.jpg)
O instituto também mediu a avaliação dos eleitores a respeito do desempenho dos governadores em áreas específicas. Na segurança pública, que tem figurado como a principal preocupação dos brasileiros na atualidade, o melhor desempenho também é de Caiado. Avaliam como ótimo/bom o trabalho do governador goiano ma área 62% dos entrevistados. Tarcísio de Freitas, que tem no combate à violência uma de suas agendas mais importantes, ficou em quinto lugar – com 49% de ótimo/bom. Ratinho Jr. aparece à frente do paulista, com 53% de avaliação positiva nessa área.
