Este dia 25 de dezembro, com a comemoração do Natal, será marcado por altas temperaturas em boa parte do Brasil. Pancadas de chuvas, no entanto, devem ocorrer em várias partes do país, segundo a previsão do tempo.
No Sudeste, nesta quinta-feira de Natal, a capital paulista pode atingir 36°C. Se isso acontecer, vai registrar um recorde na temperatura máxima histórica para dezembro, segundo o Inmet. O recorde do ano foi marcado em 6 de outubro, quando o calor atingiu 35,1°C.
No Rio de Janeiro, há alerta de risco à saúde em 22 cidades do estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), os municípios podem registrar calor classificado como leve, severo ou extremo nesta quinta-feira (25).
Embora o sol predomine em diversas áreas, a combinação de calor e umidade favorecerá a ocorrência de chuva, principalmente nos períodos da tarde e da noite. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo de onda de calor para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras localidades do país. O aviso tem validade até esta quinta.
No Sul do país, ainda há possibilidade de tempestade. Outros estados do Norte e do Centro-Oeste também devem ser afetados.
Previsão do tempo
Sudeste
No Sudeste, o 25 de dezembro será marcado por calor intenso e predomínio de sol, devido à atuação de um bloqueio atmosférico. Segundo a Climatempo, as temperaturas ficam acima dos 30 °C. As madrugadas seguem com sensação de tempo abafado até o fim de semana, que será marcado por pancadas isoladas de chuva no período da tarde.
Ainda segundo a Climatempo, há possibilidade de chuvas isoladas e de curta duração, principalmente no leste, nordeste e Triângulo Mineiro, além de áreas do Espírito Santo e do Rio.
Sul
No Sul, uma frente fria aumenta a instabilidade no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, provocando pancadas de chuva com raios. Os acumulados podem superar os 200 mm no Rio Grande do Sul e os 150 mm acumulados em Santa Catarina, nesta semana. A Climatempo afirma que não é esperada uma queda acentuada na temperatura, mantendo o clima abafado.
Nordeste
No Nordeste, o calor segue predominando, mas há chuvas passageiras em alguns pontos. No Maranhão, no extremo oeste do Piauí e no litoral da Bahia, entre Salvador e Ilhéus, a chuva pode ocorrer de moderada a forte intensidade. No Ceará, oeste da Paraíba e da Bahia, as pancadas são mais fracas e isoladas. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h em grande parte da região.
Norte
No Norte do país, há risco de ventos moderados a fortes e chuvas intensas no Amazonas, Acre e Rondônia. No sul do Amapá, norte do Pará e em Roraima não deve chover a maior parte da semana ou haverá apenas chuvas rápidas localizadas.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, há previsão de pancadas de chuva com raios para as tardes e noites, sendo Cuiabá a capital com maior risco de chuva.
