A Câmara Municipal de São José de Ribamar aprovou, após parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o Projeto de Resolução de autoria do vereador Andrey Villela que concede o Título de Cidadã Ribamarense à líder comunitária Agatha Babalu Isael Rosa da Silva.
Agatha Babalu é uma figura de forte representatividade no segmento LGBTQIA+. Uma das fundadoras do Grupo Lilás, coletivo que acolhe, orienta e oferece suporte a pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade, ela se destaca pela dedicação em promover dignidade, segurança e fortalecimento da autoestima daqueles que buscam apoio no grupo.
Além de sua atuação comunitária, Agatha é cabeleireira formada e professora na área da beleza, utilizando sua experiência profissional para capacitar outras pessoas, incentivar a autonomia financeira e abrir portas para novas oportunidades dentro do mercado de trabalho. Seu trabalho na área da estética vai além da técnica: é também uma ferramenta de transformação social.
Para o vereador Andrey Villela, a concessão do título é um gesto de reconhecimento ao impacto positivo que Agatha exerce em São José de Ribamar. Segundo ele, homenagear lideranças com Babalu reforça o compromisso da Câmara com a inclusão, o respeito às diversidades e a valorização das pessoas que constroem, diariamente, uma cidade mais humana.
A honraria soma-se a outras iniciativas apresentadas por Andrey Villela, que tem pautado seu mandato na valorização de cidadãos que fazem a diferença na vida da população.
Com a aprovação do título, Agatha Babalu passa a integrar o grupo de personalidades oficialmente reconhecidas pelo município pelos relevantes serviços prestados à sociedade ribamarense.
