A Câmara Municipal de São Luís adiou a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2026 (PLOA nº 0355/2025), que estava prevista para ocorrer nesta sexta-feira (26). A nova data definida para a apreciação da matéria é a próxima sexta-feira, 2 de janeiro, durante sessão extraordinária.
O adiamento ocorre apesar de todo o cronograma da proposta já ter sido executado no âmbito da Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Patrimônio Municipal (COFPPM).
Segundo o presidente da comissão, vereador Octávio Soeiro (PSB), os parlamentares tiveram prazo de três dias para apresentação de emendas ao texto original do orçamento, período que se encerrou no dia 19 de dezembro.
O relatório preliminar da peça orçamentária foi apreciado pela comissão na última segunda-feira (22), e o vereador Tiago Freitas (PRD) foi novamente designado como relator do projeto.
Caberá a ele analisar as emendas apresentadas, acatando ou rejeitando as sugestões dos demais vereadores.
A proposta orçamentária estima uma receita de R$ 6.031.163.583,55 para o exercício financeiro de 2026, fixando as despesas da capital maranhense para o próximo ano.
Com o adiamento, a expectativa é que o relatório final seja levado ao plenário no dia 2 de janeiro, quando a Câmara deverá deliberar sobre a matéria em sessão extraordinária convocada pela Presidência da Casa.
