Home » Câmara de São Luís homenageia 110 personalidades com Medalha Simão Estácio da Silveira; veja todas as fotos da solenidade

Câmara de São Luís homenageia 110 personalidades com Medalha Simão Estácio da Silveira; veja todas as fotos da solenidade

by admin

O reconhecimento e valorização de trajetórias que fazem diferença na capital maranhense, marcaram a noite desta quarta-feira (17), durante cerimônia de entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira. A maior honraria da Câmara Municipal de São Luís foi concedida a 110 personalidades, que fizeram suas contribuições para a capital, em diversas áreas. A solenidade, realizada no Palazzo Eventos, no Araçagi, reuniu autoridades, homenageados e convidados.

Na lista de agraciados com a medalha, autoridades políticas, representantes dos poderes Executivo e Judiciário, servidores públicos, agentes da arte, jornalistas e lideranças sociais. As indicações partiram dos 31 vereadores da Casa Legislativa, reforçando o caráter plural da homenagem.

“Ser homenageado por suas ações e legado é um privilégio. E a todos que tiveram a honra de serem destacados com a mais alta honraria da Câmara, nossos parabéns”, pontuou o secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, que no ato representou o governador Carlos Brandão. Sebastião Madeira também parabenizou os parlamentares pela criteriosa escolha dos homenageados.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Victor (PSB), enfatizou a relevância do reconhecimento institucional às pessoas que se empenharam para fazer de São Luís uma cidade melhor.

“Este é um de memória institucional, que perpassa o trabalho legislativo na promoção de leis. É uma missão social. Esta medalha simboliza o respeito e a gratidão da cidade a quem dedica sua vida ao serviço público e ao bem coletivo. São trajetórias que ajudam a construir uma São Luís mais humana e comprometida com o futuro. E nós, vereadores, temos a missão de reconhecer e valorizar estes nomes, incentivando ainda mais esse compromisso com a nossa cidade”, pontuou.

Indicação do vereador Raimundo Penha (PDT), o ator, produtor e diretor de teatro César Boaes, foi um dos condecorados com a honraria da Câmara. Com quatro décadas de carreira nas artes cênicas, Boaes é criador da comédia “Pão com Ovo”, na qual ele interpreta a personagem “Clarisse Milhomem”. A peça é o maior sucesso do teatro maranhense e visto por mais de um milhão de pessoas em todo o Brasil.

Emocionado, César Boaes falou sobre o significado da honraria. “Receber essa medalha é um reconhecimento pessoal, uma honra, sobretudo pela indicação do meu amigo Raimundo Penha, por quem eu já tinha profunda admiração por sua trajetória política e que tempos depois, se tornou meu amigo. Sou apaixonado por São Luís e me orgulho de completar 40 anos dedicados à cultura e à arte desta cidade e do estado. Esse momento para mim é de celebração”, declarou ele, que é o atual diretor do Teatro Arthur Azevedo.

Ao justificar a indicação, o vereador Raimundo Penha ressaltou a importância da arte para a sociedade. “Valorizar César Boaes é valorizar a cultura maranhense, que resiste, educa e transforma vidas. Ele é símbolo de talento, dedicação e compromisso com a nossa cultura e nosso povo”, frisou.

Indicada pelo Coletivo Nós (PT), Cricielle Muniz, diretora-geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), também recebeu a medalha. Com formação em Direito, ela possui trajetória marcada pela atuação na gestão pública estadual e no movimento estudantil, defendendo o acesso à educação integral e profissionalizante no Maranhão.

“É com muita alegria que recebo esta medalha e agradeço ao Coletivo Nós e também, ao Governo do Estado e ao governador Carlos Brandão pela confiança em mim, para gerir a rede IEMA e poder contribuir para ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, gerando oportunidade para a juventude. Educação é ferramenta de transformação social. Meu muito obrigada. Este momento é uma honra para mim”, enfatizou Cricielle Muniz.

Eunice Tchê, co-vereadora do Coletivo Nós, pontuou que a escolha é simbólica e representativa. “Cricielle representa uma geração de mulheres comprometidas com políticas públicas inclusivas, defesa da Educação e um trabalho social relevante nas periferias de São Luís, especialmente, em prol de mulheres e jovens negros. Ela busca políticas públicas que o Coletivo defende para essas comunidades”, afirmou.

Durante a solenidade, também foi homenageado o diretor de Saúde e Assistência ao Servidor da Câmara de São Luís, Carlos Eduardo Carvalho, um dos indicados pelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor.

“Recebo essa medalha com sentimento de gratidão pelo reconhecimento do presidente Paulo Victor ao meu trabalho na Saúde Pública, na promoção de ações sociais e na atenção às pessoas. Meu sentimento é de gratidão”, declarou.

Além disso, os vereadores também homenagearam os próprios colegas de Parlamento. Astro de Ogum (PCdoB) indicou Marcelo Poeta (PSB) e Rosana da Saúde (Republicanos); Beto Castro (Avante) foi agraciado por indicação de Thyago Freitas (PRD); Marquinhos homenageou Thay Evangelista (União Brasil), entre outros.

Primeiro presidente

Criada pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução 05, em 1995, a Medalha Simão Estácio da Silveira leva o nome do fundador e primeiro presidente da Câmara Municipal de São Luís.

A honraria é concedida anualmente a personalidades que contribuem para o progresso e o bem-estar da cidade.

Abaixo, veja todas as fotos:

https://photos.google.com/share/AF1QipN7YJ_mfzH329nURgZtOW8l_osm7xwlJWDka1SnL59ZKNEyYWcNc0zL0HoSI2q4Hw?key=ejNrU0JXWExYcHlDWC03NThLZm9MTkN2NE83SjV3

Créditos

You may also like