Home » Câmara de São Luís promove ação de saúde com foco na prevenção e combate ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Câmara de São Luís promove ação de saúde com foco na prevenção e combate ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

by admin

Vermelho, mês dedicado à mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Organizado pelo Departamento de Saúde e Assistência ao Servidor da Casa, o evento transformou as dependências do Legislativo em um ponto de acolhimento e cuidado.

A iniciativa, fruto de uma parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Anil, disponibilizou aos servidores e ao público em geral uma série de serviços gratuitos, incluindo consultas com clínico geral, distribuição de insumos preventivos e a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

O diretor de Serviços de Saúde da Câmara de São Luís, Carlos Eduardo Chagas de Carvalho, destacou que a realização do evento responde a uma necessidade urgente de conscientização, dado o cenário epidemiológico do estado.

“Num contexto geral, avaliamos que há um crescimento [de casos] por falta de informação. As pessoas, hoje em dia, têm um preconceito e isso causa desinformação. O cenário no Maranhão hoje é um dos mais altos do Brasil em termos de HIV e Aids. Por isso, realizamos campanhas como essa, para trazer informação, solidariedade e respeito para as pessoas que convivem com o vírus”, afirmou o diretor.

Reforçando o seu papel social e de aproximação com a comunidade, Carlos Eduardo enfatizou a importância de a Casa Legislativa sediar a ação.

“A Câmara tem essas ações mensais que a gente faz, e o Dezembro Vermelho é de extrema importância. Além de beneficiarmos o servidor, estamos trazendo os serviços para o entorno e a população de São Luís. Em parceria com o CTA da Prefeitura, fazemos a testagem, distribuímos materiais e oferecemos atendimento médico, para que a população se sinta abraçada pela causa”, destacou, ressaltando que a prevenção é o lema da iniciativa.

Acolhimento e Prevenção

Muito mais do que apenas o diagnóstico, a ação focou na educação em saúde. A assistente social do CTA Anil, Mirian Soares, explicou que o diferencial do serviço do centro é o acolhimento humanizado, dividido em pré e pós-aconselhamento.

“No pré-aconselhamento, buscamos entender a demanda que levou o paciente a procurar o serviço, o que agiliza o atendimento. Já no pós, consolidamos as informações e fazemos os encaminhamentos necessários a partir do resultado”, detalhou a assistente social.

Mirian Soares também ressaltou os avanços significativos na luta contra a epidemia. Segundo ela, 2025 marca conquistas importantes, como a superação das infecções verticais (transmissão de mãe para filho) e a ampliação da chamada prevenção combinada.

“Hoje temos conquistas como a PEP e a PrEP (profilaxias pós e pré-exposição), novos insumos disponibilizados pelo Ministério da Saúde e a ampliação dos autotestes de HIV, que a pessoa pode retirar e fazer na privacidade de sua casa”, pontuou Mirian.

A assistente social também aproveitou para reforçar o significado da campanha Dezembro Vermelho, que tem como data central o 1º de Dezembro, o Dia Mundial da Luta contra o HIV/Aids.

“Já temos quase 45 anos dos primeiros casos da epidemia. E se hoje celebramos tantas conquistas, como a prevenção combinada, a ampliação de insumos e o avanço nos autotestes, isso é fruto da luta incansável dos usuários, das equipes de saúde e dos movimentos sociais que ajudaram a consolidar os direitos da pessoa que vive com HIV”, concluiu, enfatizando que a campanha é um momento crucial para lembrar a necessidade de manter a vigilância e o cuidado contínuo.

Saúde e Cidadania

Para quem participou, a ação foi uma oportunidade de colocar a saúde em dia com praticidade. A assessora legislativa, Ildimira Amaral, aproveitou o evento para realizar testes rápidos, verificar glicemia e pressão arterial.

“O atendimento foi excelente, nota 10. Fiquei mais tranquila depois de ser atendida por um profissional de saúde”, avaliou a servidora, que deixou um recado de incentivo: “Se a gente não cuidar da nossa saúde, ninguém mais vai cuidar. Todas as oportunidades que tiverem, aproveitem. Venham, façam e se cuidem”.

Onde buscar atendimento o ano todo?

Embora o CTA seja uma referência histórica, a assistente social Mirian Soares lembra que a população de São Luís pode buscar atendimento em toda a rede. “Hoje existe uma descentralização. Qualquer testagem rápida (HIV, Hepatites, Sífilis) pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, explicou.

Para quem optar pelo atendimento no CTA do Anil, não é necessário encaminhamento médico. Basta comparecer ao local (nos turnos da manhã ou tarde) portando um documento oficial com foto e o cartão do SUS.

Créditos

You may also like