Com o objetivo de fortalecer o planejamento estratégico, a Câmara Municipal de São Luís realizou o evento Análise de SWOT que reuniu, nesta quarta e quinta (8), servidores de diversos setores, entre eles o de Deliberação e a Comunicação. A iniciativa buscou promover uma avaliação ampla da situação atual da instituição, contribuindo para a tomada de decisões mais assertivas e alinhadas às necessidades internas e externas.
A proposta foi estimular a reflexão coletiva e o diálogo entre os setores para construir estratégias mais eficientes. Segundo o diretor legislativo, Sidinei Santana Lima, a análise e o momento de integração permitem uma visão mais clara e ampla das realidades da instituição e de pessoal.
“Esse tipo de abordagem nos auxilia a identificar onde estamos acertando e onde precisamos melhorar, além de nos preparar para possíveis desafios futuros. Por isso, acredito ter sido muito relevante esse momento de integração entre os servidores da Casa e que possamos ampliar os debates para termos um ambiente mais alinhado às expectativas dos servidores”, afirmou.
A gestora de Qualidade da Câmara, Maria Furtado, enfatizou que a reunião teve foco na análise SWOT, com o objetivo de identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças para a gestão da Câmara. “Foi uma reunião produtiva, com participação de todos, gerando diversas ideias e informações relevantes para a montagem da análise SWOT”, frisou.
A secretária de Comunicação, Mayara Muniz, destacou a importância da integração entre as áreas, enfatizando que “toda análise é voltada para melhorar o desempenho institucional, fortalecer a atuação legislativa e isso impacta na aproximação do Legislativo e a sociedade”.
Mayara acrescentou que, “quando todos os setores participam, o planejamento se torna mais realista e colaborativo, refletindo melhor as demandas do dia a dia da Câmara”.
O momento serviu para compreensão das forças e oportunidades, além de contribuir para aprimorar a forma como a instituição se comunica com a sociedade.
O termo SWOT, conhecido em português como FOFA, refere-se à análise de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
A ferramenta é amplamente utilizada no planejamento estratégico para avaliar instituições, projetos ou até mesmo em aspectos pessoais, servindo como base para definir metas e estratégias de desenvolvimento.
