Com mais de 30 anos de experiência no futebol, o mineiro Felipe Ximenes foi anunciado neste domingo (21) como CEO do Sport Recife. O time pernambucano foi o lanterna do último Brasileirão da Série A com apenas 17 pontos em 38 jogos – segunda pior campanha dos pontos corridos, desde 2003.
Pelo Coritiba, Ximenes marcou época, trabalhando nos cargos de superintendente de futebol e diretor de futebol entre 2009 e 2013, nas gestões dos presidentes Jair Cirino e Vilson Ribeiro de Andrade. No período, o time venceu o Campeonato Paranaense quatro vezes (2010, 2011, 2012 e 2013), além de ter dois vice-campeonatos da Copa do Brasil (2011 e 2012) e um título da Série B do Brasileirão.
O Sport anuncia a chegada do seu CEO. Gestor esportivo com mais de 30 anos de experiência, Felipe Ximenes já está no Recife e é reconhecido nacionalmente como um líder estratégico em gestão, com passagens por alguns dos principais clubes do país e atuação destacada na área de… pic.twitter.com/WDPP4ppz3D
— Sport Club do Recife (@sportrecife) December 21, 2025
O executivo tem passagens por diversos times brasileiros, entre eles Atlético-MG, Flamengo, Santos, Vitória, Vasco, Fluminense e Avaí. O último clube onde trabalhou foi o Joinville, onde exerceu o cargo de CEO e participou da transição do JEC para SAF. No Avaí, em 2021, também conseguiu o acesso à elite do futebol nacional.
Ximenes também é conhecido por seu trabalho como professor da CBF Academy, onde trabalhou por 12 anos lecionando gestão esportiva.
