Em evento oficial da CBF, Flamengo é tratado como eneacampeão
O Flamengo tem nove títulos do Brasileirão, mas há quem questione isso, por conta do campeonato de 1987. Porém, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em evento promovido nesta segunda-feira (08), tratou o Mais Querido como eneacampeão.
ÉNEA CAMPEÃO!
🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆
📸 CBF pic.twitter.com/wWABo6s6x6
— Planeta do Flamengo 🌎 (@fla_infos) December 9, 2025
No momento em que o mandatário do Flamengo acabou chamado ao palco para levantar a taça de 2025, a apresentadora da cerimônia, a vascaína Juliana Paes, usou o termo correto. “Para receber o troféu de eneacampeão do Brasileirão Betano, a gente chama ao palco o presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap”, disse a atriz.
POR QUE AINDA HÁ DÚVIDAS?
A taça de 2025 se junta aos troféus de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020. Torcedores rivais do Flamengo, no entanto, dizem que 87 é do Sport. Naquele ano, a CBF anunciou que não teria condições financeiras de organizar a competição.
Então, os 16 maiores clubes do Brasil se uniram e montaram a liga própria. Temendo a ‘independência’ das equipes, a CBF recuou e promoveu o torneio com outros 16 times e impôs um cruzamento entre os dois primeiros de cada disputa.
No entanto, o Clube dos 13, que organizou a competição dos times maiores, não fez acordo com a CBF. Assim sendo, Flamengo e Internacional, campeão e vice do Brasileirão, recusaram o cruzamento. Já na outra disputa, o Sport bateu o Guarani e se declarou vencedor nacional, mesmo sem enfrentar ao mínimo um dos 16 maiores times do país.
QUAIS FORAM OS OUTROS PRÊMIOS DO FLAMENGO?
Além da taça de eneacampeão, o Flamengo ganhou outros prêmios no evento da CBF. Quatro jogadores foram escolhidos na seleção da competição: Rossi, Léo Pereira, Jorginho e Arrascaeta. O uruguaio, inclusive, ganhou a Bola de Ouro, de melhor do Brasileirão. Por fim, Pedro ganhou a taça de gol mais bonito, com elástico na goleada por 8 a 0 sobre o Vitória, no Maracanã.
