Embora a Fórmula 1 tenha entrado em sua mais curta pausa da história (o teste pós-temporada aconteceu dia 9 de dezembro e os carros voltarão à pista já no dia 26 de janeiro), alguns nomes famosos pelo paddock ainda estão correndo.
Esse é o caso de James Vowles, chefe da Williams que fez parte da formação da Garage 59 nas 12 Horas do Golfo e, junto com os companheiros de equipe, subiu ao topo do pódio depois de vencer na categoria AM. No geral, a McLaren 720S GT3 inscrita pelo time terminou em um excelente décimo lugar no geral.
Vowles ficou no circuito de YasMarina, em Abu Dhabi, onde a F1 realizou seu último GP da temporada e o teste da Pirelli na terça-feira, para disputar a corrida de 12 horas, que ele venceu ao lado de Anthony West, Marco Pulcini e Mark Sansom.
“Fantástico! Vencedores da categoria AM após 12 horas difíceis de corrida ao lado de pilotos e equipes incríveis. Essa vitória significa que, pelo segundo ano consecutivo, a Garage 59 sai das 12 Horas do Golfo como vencedora da categoria”, publicou Vowles nas mídias sociais. “Das 9h da manhã até as 23h desta noite, demos tudo de nós e estamos muito satisfeitos com este resultado. Obrigado a todos pelo apoio nos últimos dias e àqueles que vieram pessoalmente. Um último agradecimento a Alex, Mark e Marco – excelentes parceiros! Graças à Garage 59, , estou muito feliz com meu progresso e com um fim de semana inesquecível”.
A conta oficial da Williams escreveu “Parabéns, James!”, além de um tweet especial para comemorar a conquista de Vowles. Tradicionalmente, essa corrida encerra o ano de provas de carros GT. Foi a primeira vez que o britânico vestiu o capacete e o macacão como piloto licenciado Bronze após a Asian Le Mans Series de 2023.
“A oportunidade de colocar meu capacete de volta me enche de alegria”, disse antes do evento. “A Garage 59 é uma equipe que conheço bem da nossa parceria de 2022, e as 12h do Golfo são um evento fantástico com um grid muito competitivo”.
Por sua vez, o chefe da equipe Garage 59, Andrew Kirkaldy, disse: “Gostamos muito de trabalhar com James durante a temporada asiática de Le Mans em 2022 e sua abordagem e profissionalismo, além, é claro, de seu conhecimento de estratégias, que tornaram a parceria muito agradável”.
Mas se Vowles e os outros participantes quiserem repetir nas próximas 12 Horas do Golfo, terão que esperar mais de 12 meses, pois a próxima edição será em 10 de janeiro de 2027. Além disso, a mudança de data restabelece a estrutura tradicional de quatro dias de evento e permitirá que as equipes se beneficiem de um programa de preparação estendido.
A vitória geral nas 12 Horas do Golfo de 2025 foi para a Capital RT by Motopark, que venceu com sua Mercedes no circuito de Yas Marina, em uma corrida com muitas mudanças na frente e reviravoltas que embaralharam os vários GT3s no grid.
Denis Remenyako, Michail Aleshin e Adam Christodoulou completaram a prova com sucesso em seu AMG GT3 nº 13, após 346 voltas e 12 horas de batalha árdua, garantindo a terceira vitória da Mercedes no evento organizado pela Driving Force Events.
MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
– The Motorsport.com Team
