Chris Flores defendeu o SBT e a família Abravanel das declarações de Zezé Di Camargo durante o programa Melhor da Tarde, da Band. No programa ao vivo, a apresentadora pediu para que o sertanejo se retratasse publicamente após ter dito que as filhas de Silvio Santos (1930-2024) estavam “se prostituindo” ao receberem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, na emissora de Osasco para o evento de inauguração do novo produto da casa, o SBT News, canal de notícias da TV paga. “Zezé, peça desculpas. Venha a público e peça desculpas, tire esse vídeo do ar, refaça um vídeo. E não coloque essa responsabilidade nas costas de quem não tem, principalmente a palavra ‘prostituição’, retire essas palavras, peça desculpas. Vai ser muito bonito da sua parte”, começou Chris.
“Eu acho que é isso que seus fãs esperam de você, independentemente da política, você ofendeu mulheres que estão ali, tocando um negócio. É o que eu acho, que ele deve pedir desculpas”, continuou a apresentadora, sendo aplaudida pela plateia.
Pouco antes, Flores defendeu que Zezé, que se considera de direita, tenha sua posição política. “Sobre política, cada um tem a sua posição. Eu tenho a minha, você tem a sua, ele deixou bem clara a dele, algumas pessoas gostam de se colocar, outras pessoas, não. E a gente vive, graças a Deus, numa democracia. Cada um pode se colocar na hora, onde e quando quiser, o Zezé tem todo o direito de se colocar politicamente e até de não gostar do que viu, o que ele não tem direito, Zezé, com todo respeito, é usar as palavras que você usou para se referir à família Abravanel, principalmente às filhas do Silvio”, argumentou ela.
“Porque, se tem pessoas que honram o nome do pai, são elas. Elas sempre estão ali para honrar. A Patrícia [Abravanel] pegou aquele programa [o Programa Silvio Santos], fez daquele programa das tripas coração para levar o legado do pai, nem mudou o nome, justamente a honra que ela deve a ele. Então, usar a palavra ‘prostituir-se’ é muito forte, muito agressivo. Por isso que a primeira-dama [Janja Lula da Silva] veio a público dizer que isso cheira a misoginia e a machismo, um discurso de ódio às mulheres, afinal, são seis mulheres, as filhas, e mais uma, dona Iris, a viúva de Silvio, que estão levando esse legado para a frente”, completou Chris Flores.
O que aconteceu entre Zezé Di Camargo e o SBT?
Na madrugada de domingo, 14, para segunda, 15, Zezé di Camargo publicou um vídeo em seu Instagram em que criticava as filhas de Silvio Santos pela presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, no SBT durante o evento de inauguração do SBT News — algo que irritou profundamente figuras da direita bolsonarista.
O novo canal tomou todas as atenções do público nas redes sociais e portais de notícias graças ao posicionamento um tanto equivocado do sertanejo, que acusou as filhas de Senor Abravanel de não honrarem a posição política do pai, pedindo ainda que seu especial de Natal já gravado e então programado para a próxima quarta-feira, 17 de dezembro, não fosse mais exibido no canal. O músico, no entanto, não poderia estar mais errado: ao convidar Lula para o evento, as filhas de Silvio Santos honraram o costume do pai de receber e bajular presidentes, independentemente do partido ou regime político, já que o comunicador, como um bom empresário, sabia ser diplomático e defendia bem seus próprios interesses.
As críticas de bolsonaristas como Camargo obrigaram Daniela, a presidente do SBT e filha de Silvio Santos, a divulgar uma carta aberta sobre a controvérsia pela presença de Lula e outras figuras como Alexandre de Moraes, ministro do STF. Daniela afirma no texto que o SBT está em busca de diálogo e que são “imparciais e isentos”.
Horas após informar que manteria o especial Natal é Amor com Zezé Di Camargo, programa especial com o cantor sertanejo programado para a próxima quarta-feira, 17, o SBT divulgou que cancelou a exibição, mas sem detalhar o que fez a empresa tomar a decisão. Segundo apurou VEJA, a direção da empresa passou o dia ponderando se alterava ou não a programação já que Camargo publicou um vídeo criticando as filhas de Silvio Santos (1930-2024) por terem recebido o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, no SBT, na última sexta-feira, 12, para a inauguração do SBT News, seu novo canal de notícias na TV paga. Houve, inclusive, uma conversa com o sertanejo para que ele se retratasse pelas declarações, que ofenderam profundamente as herdeiras da família Abravanel, já que o artista declarara que elas estavam “se prostituindo”, mas Zezé Di Camargo se recusou a pedir desculpas pelo episódio. Com isso, Daniela Abravaenl Beyruti, então, decidiu cancelar o programa.
Confira a seguir a carta na íntegra:
“Nos últimos dias, minha família tem sido alvo de críticas, antes mesmo de apresentarmos a nossa proposta para o SBT News. Isso é exatamente o que queremos combater: a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto.
Nos últimos cinco anos, o SBT foi reconhecido pelas pesquisas realizadas pelo Instituto Reuters como o jornalismo de maior confiança e credibilidade. Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundador.
Foi justamente por conta dessas pesquisas e dessa carta com esses princípios que tomamos coragem para abrir um canal de notícias com a proposta de entregarmos mais do que somos e temos. Somos imparciais e isentos. Cabe a nós mostrarmos os fatos e, ao público, julgá-los.
O lançamento do projeto, na última sexta-feira, 12/12, refletiu essa pluralidade e o respeito a todas as instituições. Tivemos representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo.
Ditas todas essas coisas, lamento a forma como temos sido mal interpretadas. Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo.
Queremos entregar ao Brasil um jornalismo confiável, sem partido, sem lado. Um jornalismo que não terá viés, não terá algoritmo, não provocará divisão e raiva entre as partes, não será nutrido por inteligência artificial e dará ao público apenas a notícia e a verdade dos fatos.
Amamos nosso país, torcemos por ele, amamos nosso povo, trabalhamos para ele e convidamos a todos a embarcarem nesse projeto que deseja amenizar os ânimos.
A todos os que têm dúvidas ou receios, faço um convite: assistam ao SBT News. Vocês verão, na prática, o jornalismo de qualidade e independente, que é a nossa marca.”
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
