Escrito en GLOBAL el
A madrugada de 13 para 14 de dezembro vai ter show no céu. Chuva de Meteoros Gemínidas, considerada a mais intensa do ano e que começou na última quinta, dia 11, atinge seu pico de atividade nesta madrugada, centrado no horário das 5h do dia 14, segundo o Obervatório Nacional.
As Geminidas fazem referência à constelação de Gêmeos, protagonizam a mais intensa chuva de meteoros no mundo no ano todo e estarão parcialmente visível em todo o país. São conhecidas por seus meteoros brilhantes e coloridos (predominantemente amarelos, com alguns tons verdes e alaranjados).
A visibilidade será melhor na parte leste da América do Norte e Caribe. “Entretanto, o pico máximo desta chuva é bastante largo, com quase 12h de duração, de modo que valerá a pena acompanhar, pelo menos, nas noites anterior e posterior”, informa o Observatório Nacional.
No Brasil, o radiante (ponto de onde os meteoros parecem surgir) da constelação de Gêmeos só fica visível a partir da meia-noite, com o momento de maior atividade ocorrendo por volta das 2h da manhã (horário local), podendo se estender até perto das 5h.
Dicas para melhor assistir a esse espetáculo astronômico
– Tente observar por, pelo menos, uma hora e tenha paciência! Os meteoros não são contínuos e vêm em intervalos.
– Fuja da poluição luminosa: quanto mais escuro o céu, mais meteoros (incluindo os menos brilhantes) você conseguirá ver.
– Procure um local com uma visão ampla e desobstruída do horizonte.
– Você não precisa de telescópios ou binóculos. A observação a olho nu é a melhor maneira, pois permite que você veja uma área maior do céu.
– É importante dar tempo para que seus olhos se acostumem com a escuridão. Fique no escuro por 15 a 30 minutos antes de começar a procurar os meteoros.
– Não olhe para o celular ou outras fontes de luz forte durante a observação. Se precisar de uma lanterna, use uma com luz vermelha, que interfere menos na sua visão noturna.
Onde Olhar
s Gemínidas parecem se originar da constelação de Gêmeos. Você pode usar aplicativos de astronomia (como Sky Tonight, SkyView, ou Sky Map) para localizar Gêmeos no céu.
Não olhe diretamente para Gêmeos! Os meteoros mais próximos do radiante são mais curtos. É melhor olhar para uma área do céu a cerca de 45 graus de distância do radiante ou, de modo geral, focar na parte mais escura do céu, um pouco acima do horizonte.
Para ter um melhor aproveitamento basta ficar com o olhar fixo nas populares Três Marias, deixando a visão periférica dos olhos trabalhar.
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
