O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que 6.616 pessoas no Rio de Janeiro foram convocadas para a prova discursiva da segunda edição o Concurso Nacional Unificado (CNU 2), a ser realizada neste domingo (dia 7). O certamente é coordenado pela pasta em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A banca é da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
CNU 2: como serão as provas discursivas no domingo e quais os critérios de avaliação?
Corpo de Bombeiros do Rio: sai edital de concurso com oferta de 50 vagas para oficiais
Do total de pessoas convocadas, 4 mil são mulheres. Além disso, considerando as políticas de inclusão e diversidade, entre os candidatos que farão a prova discursiva, 2.369 são negros e 49, indígenas. Há ainda 559 pessoas com deficiência (PcD).
Serão 26 polos de aplicação de provas no estado, divididos entre 11 cidades. O polo principal será o Instituto de Educação Carmela Dutra, em Madureira, bairro na Zona Norte do Rio, que receberá 784 participantes. O bloco mais concorrido será o 1, de Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência Social.
No Rio, há vagas específicas em diversos órgãos, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), comandos do Exército, Marinha e Aeronáutica, ministérios e fundações. Há também oportunidades para os níveis superior e intermediário.
Serviço
Quando ocorrerá a prova?
A prova discursiva ocorrerá no dia 7 de dezembro de 2025. Atente-se aos horários: provas do nível superior ocorrerão das 13h às 18h pelo horário de Brasília. Já as de nível intermediário, das 13h às 16h30 pelo horário de Brasília.
Quando fecham os portões?
Os portões fecham às 12h30 pelo horário de Brasília.
O que devo levar para fazer a prova?
Documento oficial com foto, físico ou digital. Válido RG, CNH, passaporte, e-Título, CNH Digital, Identidade Digital. Os documentos devem estar legíveis e, quando on-line, devem ser exibidos em aplicativo oficial.
O candidato deve estar com caneta esferográfica azul ou preta, de material transparentes. Se necessário, deve levar documentos comprobatórios de uso de dispositivos médicos metálicos.
O MGI recomenda levar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), embora não seja obrigatório.
É permitido levar água em garrada transparente e sem rótulo, além de lanches leves em embalagens transparentes e sem barulho.
O que não é permitido?
Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos, relógios, anotações, livros ou materiais de consulta. Também não é permitido o uso de bonés ou gorros.
Créditos
CNU 2: Mais de 6 mil pessoas foram convocadas para prova discursiva no domingo
3
