Home » Com apoio do Sebrae, Empório Colonial expande atividades e cria novo espaço para empresas em Balsas

Com apoio do Sebrae, Empório Colonial expande atividades e cria novo espaço para empresas em Balsas

by admin

Em uma cidade que cresce e se transforma, empreender exige visão e planejamento. Esse é o caso do Empório Colonial, empreendimento criado pela empresária Débora Royer, em Balsas, no sul do Maranhão, que acaba de ampliar sua atuação com a implantação do Empório Colonial Business, um espaço voltado a reuniões, eventos corporativos e conexões empresariais.

A história do Empório Colonial começou em 2014, de forma simples, na garagem da casa da família. A proposta era resgatar sabores, aromas e memórias afetivas por meio de produtos coloniais típicos de diferentes regiões do Brasil. Com o crescimento da clientela e o amadurecimento do negócio, Débora buscou orientação do Sebrae, que se tornou parceiro desde a formalização como Microempreendedora Individual (MEI) até as decisões estratégicas de expansão.

Em 2017, a empresária percebeu que era hora de dar um novo passo. Estruturou a gestão, organizou fornecedores e passou a compreender os desafios do empreendedorismo de forma mais profissional. Dois anos depois, em 2019, o Empório ganhou um novo espaço, instalado na antiga casa da família, agora preparado para receber clientes de toda a região. “O Sebrae ajudou muito desde o início, na formalização, na orientação e no crescimento do negócio. Nunca estive sozinha”, ressalta a empresária.

Atualmente, o Empório Colonial reúne queijos, salames, vinhos coloniais, geleias artesanais, cachaças e outros produtos que valorizam a identidade cultural e promovem experiências gastronômicas marcadas pelo afeto e pela tradição. “Cheguei em Balsas há 22 anos, quando minha família veio para a região. Vi o potencial da cidade, gostei e decidi ficar para trabalhar no agro. nessa convivência percebi as dificuldades que os produtores tinham para encontrar alguns produtos. Foi aí que eu vi a oportunidade de empreender”, conta.

O espaço voltado para negócios nasce da observação de mercado e planejamento estratégico (Sebrae/Divulgação)

Visão estratégia de mercado – Atenta ao crescimento de Balsas e às mudanças no mercado, Débora decidiu diversificar as atividades em 2025. Com orientação do Sebrae e acesso a crédito por meio do FAMPE Mulher (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com o Banco do Nordeste, a empresária investiu na criação do Empório Colonial Business.

O novo espaço oferece salas comerciais equipadas para empresas, profissionais autônomos e representantes comerciais que precisam de estrutura para reuniões, entrevistas, treinamentos ou eventos, sem a necessidade de manter um escritório fixo. O empreendimento já está em funcionamento há cerca de cinco meses e tem registrado boa procura, especialmente para encontros corporativos de pequeno porte.

“Percebi que muitos profissionais e empresas precisam de um local estruturado para receber clientes ou realizar reuniões pontuais. Depois da pandemia, muitas empresas fecharam seus escritórios físicos e passaram a trabalhar de forma remota. Agora, elas estão voltando, mas não faz sentido manter uma estrutura fixa. Elas alugam o espaço quando precisam”, explica Débora.

Berço de oportunidades – Para a empresária, o crescimento acelerado de Balsas e a chegada de novos empreendimentos à região ampliam as oportunidades para quem empreende. O movimento reforça a importância de negócios que acompanham as transformações do mercado e oferecem soluções alinhadas às novas formas de trabalho.

A trajetória do Empório Colonial é um exemplo de como o acesso à orientação técnica e ao crédito pode impulsionar pequenos negócios e gerar novas oportunidades. “Não é sobre começar grande, é sobre começar com o que se tem, onde se está, e crescer com planejamento”, destaca.

Créditos

You may also like