Home » como o cooperativismo pode transformar o futuro do trabalho

como o cooperativismo pode transformar o futuro do trabalho

by admin

Vivemos um tempo paradoxal. De um lado, nunca tivemos tanto acesso m informação, tecnologia e possibilidades de conexão. De outro, nunca estivemos tão distraídos, cansados e desconectados de nós mesmos.

Somos interrompidos a cada cinco minutos, levamos mais de vinte para retomar o foco e passamos quase metade do tempo com a mente divagando. O resultado é uma sensação crescente de vazio: estamos sempre ocupados, mas raramente presentes ou produtivos.

A vida acelerada e a cultura da produtividade sem pausa estão nos afastando do que realmente importa: a conexão humana, o propósito e o bem-estar.

É nesse cenário que o cooperativismo ressurge com uma força inspiradora: mais do que um modelo econômico, ele representa uma filosofia de vida, uma maneira de lembrar que crescer junto é mais sustentável do que competir sozinho.

Enquanto o mundo corporativo busca produtividade a qualquer custo, as cooperativas nos ensinam que é possível unir resultado com cuidado, resultado com impacto, eficiência com empatia. O cooperativismo é, em sua essência, uma forma de bem-estar coletivo.

Além de ser o caminho óbvio como sociedade, a grande verdade é que não há sustentabilidade dos negócios com pessoas esgotadas. Não há crescimento real se o custo é o adoecimento mental. Precisamos ressignificar nosso olhar para o trabalho e seu impacto em nossas vidas.

A ciência do bem-estar mostra que a felicidade é uma combinação de alegria, satisfação e significado, como define Arthur Brooks, professor de Harvard. Esses três pilares estão também no DNA das cooperativas: a alegria que nasce da convivência e da colaboração; a satisfação que vem do impacto e realização das conquistas; e o significado de fazer parte de algo maior, que deixa um legado para a comunidade.

A felicidade sustentável depende dessa construção com uma vida com sentido. E quando olhamos para o futuro, é impossível não pensar no legado que deixaremos. O que queremos que as pessoas digam sobre nós, sobre nossas organizações, sobre a forma como escolhemos viver e trabalhar?

O cooperativismo nos convida a pensar o futuro de maneira compartilhada. A reinventar o trabalho com mais sentido e propósito. A entender que prosperar não é sobre “ter mais”, mas sobre viver melhor — e juntos.

Como disse Peter Drucker: “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.”

E talvez essa seja a principal mensagem do bem-estar e do cooperativismo: o futuro que queremos depende da forma como escolhemos cuidar uns dos outros hoje.


Renata Rivetti é especialista na ciência da felicidade, TEDx speaker, LinkedIn Top Voice, colunista e autora do “O Poder do bem-estar: um guia para redesenhar o futuro do trabalho” pelo selo Objetiva da Companhia das Letras.

Entrevista exclusiva publicada na edição 126 da Revista MundoCoop

Créditos

You may also like