Home » Como o governo Trump articulou para aprovar PL da Dosimetria

Como o governo Trump articulou para aprovar PL da Dosimetria

by admin

Donald Trump e Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

Integrantes do governo dos Estados Unidos atuaram nos bastidores para viabilizar a aprovação do chamado PL da Dosimetria, proposta que reduz penas dos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro e beneficia o ex-presidente Jair Bolsonaro. A articulação culminou na aprovação do texto no Senado Federal na quarta (17).

Segundo a coluna de Paulo Cappelli no Metrópoles, o vice-secretário de Estado do governo Donald Trump, Christopher Landau, liderou as tratativas. Ele fez ligações a integrantes do governo brasileiro, pressionando pelo avanço do projeto como parte de negociações mais amplas entre os dois países.

A movimentação incluiu o acompanhamento direto da tramitação do projeto por diplomatas americanos. Após a aprovação no Senado, um integrante da gestão Trump telefonou a uma liderança do governo brasileiro para parabenizar o resultado, classificando a medida como “um passo na direção certa”.

No Brasil, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), confirmou que articulou o acordo que permitiu o avanço do texto. “Houve um acordo de procedimento, sim. Fiz a negociação sem consultar [o presidente] Lula e [a ministra da SRI] Gleisi Hoffmann. Não vou esconder esse fato”, afirmou.

Donald Trump e Lula conversam durante encontro na Malásia, em outubro. Foto: Evelyn Hockstein/Reuters

Questionado sobre o voto do senador Fabiano Contarato (PT-ES) na Comissão de Constituição e Justiça, Wagner disse que foi informado de que o parlamentar teria votado “errado”. “Ele me mandou dizer que votou errado. Mas não foi ele quem me falou diretamente”, declarou.

Nos bastidores, parlamentares governistas avaliam que a proposta avançou em um contexto de forte pressão interna e externa. A leitura é que o debate ultrapassou o campo jurídico e passou a integrar negociações políticas e comerciais mais amplas.

Na semana anterior à votação, o governo Trump retirou a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e sua esposa. Segundo interlocutores, a decisão teria relação com o avanço do PL. Em contrapartida, os Estados Unidos avaliam cancelar sobretaxas sobre produtos brasileiros, como aço, metais e madeira.



Créditos

You may also like