A Federação Internacional (FIVB) oficializou o caminho para os países garantirem vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028 para os torneios de vôlei e vôlei de praia. O período de classificação começará em 2026, enquanto as últimas ficarão para o ano da próxima Olimpíada.
Vale lembrar que os Estados Unidos, como país-sede, já estão garantidos em todas as modalidades para a disputa olímpica entre 14 a 30 de julho de 2028.
VÔLEI
O sistema de qualificação do vôlei para os Jogos de Los Angeles inclui três caminhos para preenchimento das 11 vagas em cada gênero:
– Campeonatos Continentais
A jornada por vaga em LA-28 começará com o Campeonato Continental, com a realização de cinco competições no início do segundo semestre de 2026 (Sul-Americano, Europeu, Asiático, Norceca e Africano). Cada campeonato concederá uma vaga olímpica à seleção campeã.
– Campeonato Mundial
Nova oportunidade para conquistar vagas no Campeonato Mundial de 2027, com a edição feminina sendo realizada conjuntamente pelos EUA e Canadá, enquanto a masculina será realizada na Polônia. As três melhores equipes por gênero, ainda não classificadas via torneios continentais, garantirão as vagas.
– Ranking mundial
As vagas restantes serão alocadas pelo ranking mundial ao fim da fase de grupos da VNL de 2028. Assim os três melhores, ainda não qualificados anteriormente, conquistarão a vaga.
VÔLEI DE PRAIA
48 duplas (24 masculinas e 24 femininas) se classificarão para a competição olímpica. Cada país poderá contar com no máximo duas equipes por gênero. Como país anfitrião, os EUA recebem uma vaga garantida por gênero e ainda podem seguir uma segunda. O sistema de qualificação inclui quatro caminhos:
– Qualificação continental
O primeiro caminho passará pelo Campeonato Continental de 2026 ou Finais do Continental Tour, realizados em 2026. A dupla vencedora de cada gênero em cada região conquistará uma vaga.
– Campeonatos Mundiais
O Campeonato Mundial de 2027, na Holanda em 2027, concederá uma vaga olímpica aos campeões, mas sempre respeitando o máximo de duas vagas por país no total.
– Ranking olímpico
A maior parcela de vagas de cota será alocada pelo ranqueamento olímpico, que será encerrado em 2028, com data a ser confirmada no próximo ano. As 14 melhores equipes por gênero garantirão vaga.
– Pré-Olímpico
O caminho final será em um Pré-Olímpico, que oferecerá três vagas por gênero. A FIVB promete detalhar este evento em 2026.
