Home » Concerto do maestro israelita Lahav Shani interrompido na Filarmónica de Paris

Concerto do maestro israelita Lahav Shani interrompido na Filarmónica de Paris

by admin
Concerto do maestro israelita Lahav Shani interrompido na Filarmónica de Paris

De&nbspEuronews

Publicado a

Ativistas pró-palestinianos lançaram bombas de fumo nas bancadas da Filarmónica de Paris e perturbaram o concerto da orquestra do maestro israelita Lahav Shani.

A Filarmónica lamenta três interrupções e “confrontos”, quando os espectadores entraram em confronto com os desordeiros, que foram depois retirados.

A Filarmónica de Paris “condena firmemente estes graves incidentes”, considera que “nada pode justificar tais ações” e anunciou que irá apresentar uma queixa.

O incidente de quinta-feira à noite segue-se às críticas da CGT Spectacle, a Federação Nacional dos Sindicatos do Entretenimento, Cinema, Audiovisual e Ação Cultural em França.

A 29 de outubro, a seção do sindicato que representa os trabalhadores do setor pediu que o concerto da Orquestra Filarmónica de Israel em Paris fosse contextualizado. Segundo a CGT, a Filarmónica de Paris tinha o dever de recordar ao seu público “as acusações gravíssimas” feitas contra “os dirigentes” de Israel.

A ministra francesa da Cultura reagiu e deu o seu apoio à Orquestra Filarmónica de Israel. “Nada justifica um apelo ao boicote deste momento da cultura (…) A liberdade de criação e de programação é um valor da nossa República. Não há desculpa para o antissemitismo”, escreveu Rachida Dati na rede social X.

Em setembro passado, o Festival de Gante, no oeste da Bélgica, já tinha cancelado um concerto que Lahav Shani iria dirigir com a Orquestra Filarmónica de Munique.

Segundo Lahav Shani, a direção do festival exigiu que ele fizesse uma “declaração política, apesar do seu empenhamento de longa data e publicamente expresso na paz e na reconciliação”.

O chanceler alemão Friedrich Merz denunciou “o veneno do antissemitismo”.

Créditos

You may also like