Em sorteio realizado pela Fifa em Washington, nos Estados Unidos, a seleção brasileira conheceu o caminho em busca do hexa da Copa do Mundo. O Brasil caiu no Grupo C com Marrocos, Escócia e Haiti e já sabe a ordem de partidas e em quais cidades vai jogar na fase de grupos.
Confira a agenda da seleção brasileira na Copa do Mundo:
- Brasil x Marrocos – 13 de junho (sábado), em Boston ou Nova Iorque;
- Brasil x Haiti – 19 de junho (sexta-feira), em Boston ou Filadélfia;
- Escócia x Brasil – 24 de junho (quarta-feira), em Atlanta ou Miami.
Quando sai a tabela do Brasil na Copa do Mundo?
O desejo inicial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) era que o Brasil ficasse em uma chave com partidas na costa oeste dos Estados Unidos, mas a seleção jogará na costa leste. A Fifa vai detalhar os horários em outro evento neste sábado (6), às 14h (horário de Brasília).
O caminho do Brasil no mata-mata:
Como líder do grupo
Se passar em primeiro lugar da chave, a seleção brasileira enfrentará o segundo colocado do Grupo F, que conta com Países Baises, Japão, Tunísia e um país da repescagem europeia (Albânia, Polônia, Suécia e Ucrânia). O confronto seria em 29 de junho (segunda-feira), em Houston.
Nas oitavas de final, o time de Carlo Ancelotti jogaria em 05 de junho (domingo) contra quem passar do confronto entre os vice-líderes dos Grupos E e I. Ou seja, Alemanha, França e Noruega podem aparecer no caminho brasileiro logo no segundo jogo do mata-mata.
E nas quartas de final, a seleção pode encarar a Inglaterra, no dia 11 de julho (sábado), em Miami. Foi justamente nesta fase que brasileiros e ingleses se enfrentaram na campanha do penta em 2002.
Na semifinal, o Brasil entra no caminho da atual campeã Argentina, se os dois países avançaram na liderança da chave. Caso ambos avançem em posições diferentes, o encontro só poderia acontecer na decisão.
Como vice-líder do grupo
O cruzamento na segunda fase é o mesmo em caso de classificação como vice-líder. Neste caso, a seleção jogará contra quem passar como líder da chave que conta com Países Baixos como cabeça de chave. O jogo também ocorreria em 29 de junho, mas o Brasil sairia do Estados Unidos e jogaria em Monterrey, do México.
Nas oitavas de final, a seleção brasileira encararia quem passar do duelo entre os segundos colocados dos Grupo A e B. Os possíveis adversários são Coreia do Sul, Suíça e os anfitriões Canadá e México. Itália e Dinamarca também poderiam aparecer no caminho, mas ainda disputam a repescagem europeia e não estão garantidos na Copa do Mundo.
Os grupos da Copa do Mundo de 2026:
Essa é a primeira vez que a Copa do Mundo terá a participação de 48 seleções. Com a nova formatação, os países foram divididos em 12 chaves com quatro times cada. Os dois melhores de cada grupo avançam para a segunda fase, além dos oito melhores terceiros colocados.
Para conquistar o hexa, a seleção brasileira agora terá que jogar oito partidas, uma a mais em comparação com o formato disputado até 2022.
Os grupos da Copa do Mundo de 2026 são:
- Grupo A: México, África do Sul, Coréia do Sul e repescagem (Dinamarca, Irlanda, Macedônia do Norte ou Tchéquia);
- Grupo B: Canadá, repescagem (Bósnia, Irlanda do Norte, Itália e País de Gales), Catar, e Suíça;
- Grupo C: Brasil, Marrocos, Escócia e Haiti;
- Grupo D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e repescagem (Eslováquia, Kosovo, Romênia e Turquia);
- Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim, e Equador;
- Grupo F: Países Baixos, Japão, repescagem (Albânia, Polônia, Suécia e Ucrânia) e Tunísia;
- Grupo G: Bélgica, Irã, Egito e Nova Zelândia;
- Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai;
- Grupo I: França, Senegal, repescagem (Bolívia, Iraque ou Suriname) e Noruega;
- Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia;
- Grupo K: Portugal, repescagem (Jamaica, Nova Caledônia e República Democrática do Congo), Uzbequistão e Colômbia;
- Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.
Entre os grandes jogos da fase de grupos estão Brasil x Marrocos, Espanha x Uruguai, França x Senegal (reedição da abertura da Copa do Mundo de 2002), Inglaterra x Croácia (reencontro após a semifinal do Mundial de 2018) e França x Noruega.
Além disso, a Fifa definiu que Argentina e Inglaterra ficam de um lado de chave, enquanto Espanha e França do outro lado. O Brasil pode entrar no caminho de um dos quatro melhores países no ranking nas quartas de final.
O Mundial começa no dia 11 de junho com a partida entre México e África do Sul, no tradicional estádio Azteca, na Cidade do México. Já a final ocorre em 19 de julho, no Metlife Stadium, em East Rutherford, a menos de 15 km de Nova Iorque.
