A manhã deste domingo (16) foi de caos na Avenida Brasil, na altura de Irajá, após um confronto entre policiais e criminosos ligados ao Morro do Chaves, em Barros Filho — área controlada pelo Terceiro Comando Puro (TCP). Por volta das 11h30, uma equipe do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) avistou pelo menos quatro homens em um carro e deu início a uma tentativa de abordagem. Os suspeitos reagiram, e houve troca de tiros em plena via expressa.
O confronto provocou momentos de desespero entre motoristas. Em meio aos disparos, muitos abandonaram seus carros e correram para se abrigar atrás de muretas, placas e outros veículos. A Avenida Brasil chegou a ser totalmente bloqueada em alguns momentos, nos dois sentidos.
Com a intensidade da ocorrência, reforços foram enviados imediatamente. A Força Nacional, que mantém uma base operacional próxima ao ponto do confronto, deslocou equipes para a região. O Bope e o 41º BPM (Colégio) também foram acionados para dar apoio às buscas e ao cerco aos criminosos.
De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), o trânsito foi totalmente liberado por volta de 12h03, mas forças de segurança permaneceram no local durante a tarde. Até o momento, não há confirmação de presos, apreensões ou feridos.
