O Coritiba pode definir nos próximos dias a chegada do lateral-direito Tinga, jogador histórico do Fortaleza. O negócio está encaminhado, porém não está assinado. A informação inicial foi postada pelo jornalista Ricardo Tavares, no X.
Com o fim da Série A e a definição do técnico Fernando Seabra para a temporada, o Coxa segue atento ao mercado de transferências para 2026 e deve seguir reformulando seu elenco para a Série A.
Em 2025, Tinga atuou em 24 partidas, fez um gol e uma assistência. A última vez que disputou uma partida, foi em novembro, no empate do Fortaleza com o Santos. Na lateral direita do Coritiba, Alex Silva e Zeca, não tiveram seus contratos renovados para 2026. Com isso, o clube conta apenas com Felipe Guimarães e Lucas Taverna em seu elenco na posição, ambos que vieram das categorias de base.
Tinga tem 32 anos e foi revelado nas categorias de base do Grêmio. Depois passou por Boa Esporte, Bahia, Juventude e, desde 2018, estava defendendo a camisa do Fortaleza. No Leão, ao todo, foram 401 jogos, 24 gols e 35 assistências, com título da Série B em 2018, seis Campeonatos Cearenses (2015, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023) e três Copas do Nordeste (2019, 2022 e 2024).
Coritiba começa reformulação
Além de Tinga, o Coritiba está perto de anunciar o atacante Pedro Rocha, artilheiro da Série B de 2025. O atleta assinará um pré-contrato nos próximos dias e deve chegar a Curitiba nas próximas semanas. O ex-Athletico, Lucca Prior, também foi consultado pelo Coxa, que disputa a contratação com o Remo, além de clubes do Oriente Médio e Rússia.
Em entrevista, o CEO Lucas de Paula, disse que o clube atuará com duas frentes, jogadores gabaritados para a Série A e jovens com potencial de revenda.
O elenco do Coritiba se reapresenta no dia 27 de dezembro, no CT da Graciosa, iniciando a preparação para os primeiros compromissos da próxima temporada. A estreia do clube em 2026 será no dia 7 de janeiro, contra o Foz do Iguaçu, pelo Campeonato Paranaense. Já a primeira partida pela Série A também deve ocorrer ainda em janeiro.
