Home » Cria do Vasco, Eguinaldo está na mira da Fiorentina

Cria do Vasco, Eguinaldo está na mira da Fiorentina

by admin

Antes de mais nada, Eganaldo está no radar da Fiorentina, da Itália. O atacante, revelado pelo Vasco da Gama viu seu nome ganhar força no mercado da bola nos últimos meses, e deve trocar o Shakhtar Donetsk na próxima janela de transferências.

A Agência RTI Esporte apurou que ainda não há proposta oficial pelo jogador. Egnaldo segue nos planos do Shakhtar Donetsk, mas o clube não deve dificultar a saída do atacante, desde que chegue uma proposta que agrade a direção do clube ucraniano.

Em julho de 2023, o Shakhtar Donetsk contratou Egnaldo por 3.50 milhões de euros (R$ 18.7 milhões na cotação da epoca do acordo). O detalhe é que esse valor representou a compra de 70% dos direitos econômicos do atacante.

O Vasco optou por permanecer com 30% dos direitos de Egnaldo. Por isso, o clube monitora a situação do atacante e espera receber uma bola em caso de venda para um outro clube. Ainda não há valor definido para a venda.

Contudo, segundo o site Transfermarkt, especialista em transferências no futebol. Atualmente, Egnaldo tem um valor de mercado avaliado em 4 milhões de euros (R4 24.7 milhões na cotação atual).

Como efeito comparativo, quando vendido para o Shakhtar em 2023, por por 3.50 milhões de euros, Egnaldo tinha os seus direitos economicos avaliados em 900 mil euros.

Por fim, além dos 30% que ainda estão vinculados ao Vasco. O clube de São Januário também terá direito ao percentural do mecanismo de solidariedade da FIFA na próxima venda de Egnaldo.

O Artsul, time que disputa a terceira divisão do futebol carioca também terá direito aos valores referentes a formação do jogador. Egnaldo atuou pelo Artsul em 2022.

O que é mecanismo de solidariedade da Fifa

O mecanismo de solidariedade da FIFA é uma regra que determina que, quando um jogador é transferido internacionalmente de forma definitiva ou por empréstimo com custo, até 5% do valor da negociação deve ser distribuído aos clubes formadores do atleta.

Os clubes são os quais, o atleta tenha passado entre 12 e 23 anos de idade. O percentual é dividido proporcionalmente ao tempo que o jogador esteve registrado em cada clube.

Fonte: RTI Esporte



Créditos

You may also like