O governo chinês decidiu abrir um canal direto de diálogo com o setor automotivo brasileiro para garantir o fornecimento de semicondutores usados na produção de carros flex. A medida foi comunicada ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, pelo embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, neste sábado (1º).
O gesto ocorre após uma série de conversas entre o governo brasileiro e a embaixada chinesa, nas quais
Segundo Alckmin, a medida representa um “passo importante” para preservar empregos e a competitividade do setor. A cadeia automotiva brasileira emprega 1,3 milhão de pessoas e influência diretamente indústrias como siderurgia, química e plástico.
A preocupação com o fornecimento de semicondutores ganhou força após o governo holandês intervir em uma empresa chinesa que controla 40% do mercado mundial desses componentes. Em resposta, a China suspendeu temporariamente exportações estratégicas, o que acendeu o alerta em montadoras e fornecedores brasileiros.
Alckmin pediu prioridade às empresas nacionais. A iniciativa busca proteger a indústria automotiva do país em meio à crescente disputa global entre China e Estados Unidos pelo domínio da produção de chips, insumo essencial para a indústria tecnológica e automotiva.
Leia mais:
Brasil negocia com a China e admite que crise dos chips pode parar a indústria automotiva em até três semanas
Mentalidade de “sala de guerra”: como gigantes automotivas estão enfrentando a escassez de chips da Nexperia
Na quinta-feira (30), Pequim e Washington anunciaram um novo acordo comercial, abrindo espaço para aliviar as restrições e estabilizar o mercado global de chips, um sinal positivo também para o Brasil.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
