Este ao lado do prefeito em exercício do Rio, Eduardo Cavaliere, é governador da Califórnia, Gavin Newsom, recebido neste sábado no Palácio da Cidade, em Botafogo. O político americano chegou ao Rio depois participar de conferências da COP30 em Belém. Newsom, do partido Democrata, governa desde 2019 o estado mais populoso e mais rico dos Estados Unidos.
Pois o encontro serviu para abordar questões de tecnologia, clima e meio ambiente, em especial o projeto Rio AI City, o polo de data centers que será movido a energia limpa, na Zona Sudoeste da cidade.
Durante a COP30, em Belém, o americano assinou uma declaração de intenções com o Ministério da Gestão e da Inovação do Brasil, voltada à cooperação em inteligência artificial e tecnologias digitais para sustentabilidade ambiental.
O governador tem defendido o protagonismo de cidades e estados para acelerar a ação climática global, linha de pensamento bem diferente a do presidente Donald Trump. Aliás, a questão climática é apenas uma das questões que colocam os políticos em lados distintos.
