Home » CSN se prepara para importar gás natural da Argentina e Bolívia

CSN se prepara para importar gás natural da Argentina e Bolívia

by admin

BELO HORIZONTE — A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para importar gás natural da Argentina e da Bolívia.

O aval, publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19/12), permite que a companhia compre gás diretamente de produtores locais nos países vizinhos a partir de se braço de comercialização, sem o intermédio de traders.

O objetivo é abastecer sua principal unidade industrial, em Volta Redonda (RJ).

A CSN está autorizada a importar até 365 milhões de m³/ano via Corumbá (MS) — porta de entrada do Gasbol, da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG). A Bolívia é também a atual rota de integração entre Argentina e Brasil. 

É mais um passo na gestão de portfólio da empresa. Uma das figuras mais ativas no mercado spot, a CSN obteve, em outubro, autorização da ANP para entrar na atividade de comercialização de gás natural.

A siderúrgica quer deixar apenas de comprar molécula e aproveitar oportunidades de venda de gás — sobretudo excedentes.

A CSN encara a entrada na comercialização como uma “evolução natural” dentro de sua gestão de portfólio, já que a companhia é um dos agentes mais ativos no mercado spot.

A possibilidade de atuar tanto na compra quanto na venda de gás, segundo ele, traz mais flexibilidade à mesa de trading da companhia e permite à siderúrgica maximizar seus resultados — sobretudo diante do perfil errático de demanda da empresa, que tem na possibilidade de revenda uma forma, por exemplo, de mitigar perdas com frustração de consumo.



Créditos

You may also like