Brasília/DF (10/12/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveu, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), mais uma Jornada de Inserção de Dados do Sistema de Gestão de Dados de Biodiversidade para Avaliação de Impacto Ambiental (SISBia), em novembro. O curso é voltado a servidores públicos e empresas que atuam com o Licenciamento Ambiental Federal (LAF) com intuito de preparar esse público para operar o sistema.
A VI edição do evento foi dedicada ao setor de petróleo, com realização nas instalações da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), contando com o importante apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
- Participaram do curso 24 profissionais de 9 empresas
O encontro teve como foco a integração e a organização das informações sobre biodiversidade. A iniciativa demonstrou o engajamento do setor, reunindo 24 participantes de nove empresas. Como resultado direto da jornada, foram adicionados ao SISBia os dados de biodiversidade referentes a cinco novos empreendimentos.
A inserção e gestão de dados de biodiversidade obtidos em grandes empreendimentos de infraestrutura é fundamental, pois contribui significativamente para a ciência e a pesquisa. O sistema é concebido para centralizar em um único banco de dados as informações sobre biodiversidade geradas nas distintas etapas do LAF, cobrindo estudos de fauna, flora e cavernas.
A capacitação e o treinamento, atividades centrais das jornadas, são cruciais para garantir que tanto a equipe técnica quanto os usuários estejam plenamente habilitados a utilizar o sistema de forma eficaz.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
