EDUARDA LEITE
REDACAO G5
Em discurso dirigido ao plenário do Senado, Damares Alves (Republicanos-DF) dedicou parte de sua fala a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro e a criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Segundo a senadora, circulam na internet rumores de que Bolsonaro “vai parar na Papuda” e, na avaliação dela, a intenção do ministro seria forçar a imagem do ex-presidente algemado para satisfazer “um desejo de vingança”.
Damares afirmou estar resguardada pela imunidade parlamentar e utilizou o argumento para advertir sobre o que chamou de “precedentes perigosos” do STF, pedindo que o Congresso reaja. Em trechos do discurso citados pela própria parlamentar, ela disse:
“Pode trancar Bolsonaro, mas você jamais irá aprisionar a alma de Bolsonaro. Pode trancá-lo em qualquer grade, mas você jamais apagará o amor que Bolsonaro tem por esta nação. Pode levá-lo para a cadeia, mas você jamais tirará do povo brasileiro o amor e a admiração pelo maior líder político vivo hoje no Brasil.”
A senadora encerrou a manifestação com apelos políticos em favor do ex-presidente: pediu a eleição de mais representantes conservadores e declarou que “a vontade do povo é Bolsonaro livre e elegível”, além de proferir a bênção: “que Deus abençoe Bolsonaro, vida longa para Bolsonaro”.
