Nove em cada 10 eleitores não se arrependem do voto para presidente nas eleições de 2022, de acordo com a nova pesquisa do Datafolha, divulgada na noite de segunda-feira (8/12). Confira os números:
- 91% não se arrependem dos votos para presidente em 2022;
- 8% dizem ter se arrependido;
- 1% não sabem ou não responderam.
Os números são semelhantes entre os dois candidatos que disputaram o segundo turno da eleição. Entre eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 91% não se arrependem do voto. Já entre quem votou em Jair Bolsonaro (PL), 92% afirmam que não mudariam o voto.
O Datafolha ouviu 2.002 pessoas entre terça-feira (2/12) e quinta-feira (4/12) em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Lula venceria todos os opositores em 2026
A mesma pesquisa do Datafolha analisou a intenção de voto dos principais candidatos para 2026. Se o segundo turno das eleições para o Palácio do Planalto fosse hoje, Lula venceria o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) com uma diferença de cinco pontos percentuais.
O levantamento mostra o petista com 47% das intenções de voto e o ex-ministro de Bolsonaro com 42%. Votariam em branco ou nulo, 10% dos eleitores, e 2% não souberam responder.
Segundo a pesquisa do Datafolha, que foi realizada antes de Flávio Bolsonaro anunciar a candidatura, mostra que o filho 01 de Bolsonaro perderia para Lula por 15 pontos, caso o segundo turno fosse agora.
O atual presidente tem 51% das intenções de voto, enquanto Flávio é escolhido por 36% dos entrevistados.
O instituto também testou o desempenho de Lula contra Eduardo Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), e contra os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (PL), Ratinho Jr. (PSD), e Ronaldo Caiado (União), além do nome do próprio Jair Bolsonaro. O petista venceria de todos neste momento.
Metropolis
