Às vésperas da luta mais importante da sua vida, na qual tentaria – sem sucesso – conquistar o cinturão peso-pena (66 kg) do Ultimate contra Alexander Volkanovski, Diego Lopes viu sua rixa com Yair Rodriguez roubar a cena na coletiva de imprensa do UFC 314. O destempero e a tensa troca de farpas chamaram a atenção dos fãs, que até então desconheciam a rivalidade entre os dois. Agora, oito meses depois, o brasileiro radicado no México resolveu abrir o jogo e contar sua versão da história.
Em entrevista exclusiva ao canal ‘Direto de Vegas’, novo projeto da Ag Fight em formato de podcast, Diego Lopes revelou como a briga com Yair Rodriguez teve início. De acordo com o ‘Franja’, tudo começou com uma desavença envolvendo outro lutador, um amigo pessoal do mexicano, e o brasileiro.
“Não foi por causa da palavra (culón), mas quem disse. Porque ele falou que eu faltei com o respeito com ele, mas se o pessoal vir toda a semana da luta, ele ficou faltando com o respeito por eu representar o México também, e eu não tinha falado nada. Ele está comprando uma briga que não é nem com ele, é com o amigo dele (Marco Beltrán). Não tem sentido“, revelou Lopes.
O causador da briga
O lutador mexicano Marco ‘Psycho’ Beltrán seria, então, o real causador da rixa entre os atletas do UFC, segundo Lopes. Radicado no México, onde ao lado do também amazonense Alessandro ‘Nonô’ Costa comanda a academia ‘Brazilian Warriors Central’, Diego e os integrantes de sua equipe teriam começado a receber ameaças pela internet oriundas do amigo de Yair Rodriguez, há alguns anos.
Apesar das trocas de ofensas e ameaças, nenhuma altercação acontecia quando os desafetos se encontravam pessoalmente em eventos regionais no México. Até que um dia, de acordo com Lopes, Beltrán atacou um dos alunos dos brasileiros, que revidaram posteriormente em uma briga generalizada na qual, segundo o relato do ‘Franja’, o mexicano levou a pior. Este, aparentemente, seria o motivo da rusga de Rodriguez com o amazonense.
“(A briga com o Beltrán) É minha e da minha equipe. Durante muitos anos, o cara sempre esteve ameaçando a gente, mandando mensagem para mim, para o Alessandro (Costa), para os alunos. Muitas vezes ameaçou a gente, ficava comentando besteira, falava que a gente se metia com drogas. Besteira! Mas também coisas que passavam de um certo ponto. É um cara que fica falando pela internet, a gente não é assim. E o Yair começou a comprar (a briga) – e eu entendo, é amigo dele. Mas, se ele fosse parar para analisar os dois lados, até ele ia dar razão para a gente”, relatou Diego.
Nova chance pelo título
No UFC 314, após a discussão acalorada na coletiva, Diego Lopes e Yair Rodriguez tiveram resultados opostos. Enquanto o brasileiro acabou derrotado por Alexander Volkanovski na luta principal do evento, perdendo a chance de conquistar o cinturão dos penas, o mexicano saiu vencedor do seu combate, diante do potiguar Patrício ‘Pitbull’ Freire.
Desde então, no entanto, a trajetória dos desafetos tomou rumos ainda mais distintos. Ainda em recuperação após passar por uma cirurgia, Rodriguez segue ausente dos octógonos. Já Lopes derrotou o compatriota Jean Silva em setembro e, com isso, se credenciou para uma nova disputa pelo título até 66 kg, novamente contra Alexander Volkanovski, no próximo dia 31 de janeiro, no UFC 325, na Austrália.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok
