Melbourne (Austrália) – O jogo de estreia no Australian Open de 2026 foi especial para Novak Djokovic, que marcou sua centésima vitória em Melbourne. Dez vezes campeão do torneio, o sérvio superou nesta segunda-feira o espanhol Pedro Martinez, 71º do ranking, 71º do ranking, por 6/3, 6/2 e 6/2 em 2h de partida.
Djokovic passa a ter pelo menos cem vitórias em três dos quatro torneios do Grand Slam. Ele acumula 102 na grama de Wimbledon e 101 no saibro de Roland Garros. Já no US Open, o veterano de 38 anos precisa vencer mais cinco jogos para chegar aos três dígitos. Embora seja recordista de títulos na Austrália, o sérvio ainda está a duas vitórias de igualar as 102 de Roger Federer.
Dono de inúmeros recordes no circuito, Djokovic também garantiu mais um ao entrar em quadra neste Australian Open. Ele fez sua 81ª participação em uma chave principal de Grand Slam, repetindo as marcas de Roger Federer e Feliciano Lopez. Esta é sua 21ª participação em Melbourne. O vencedor de 24 títulos de Slam foi semifinalista na edição passada do torneio.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Djokovic na segunda rodada será o italiano Francesco Maestrelli, 141º do ranking e vindo do quali, que derrotou o francês Terence Atmane, 64º colocado, por 6/4, 3/6, 6/7 (4-7), 6/1 e 6/1 e marcou sua primeira vitoria em chaves principais de Grand Slam na carreira. O confronto é inédito no circuito.
Com excelente desempenho no saque, Djokovic não enfrentou break-points e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço e terminou a partida com 14 aces. Enquanto o sérvio passava muito rápido pelo saque, os games de serviço do espanhol eram mais parelhos, com pressão constante exercida pelo decacampeão.
Djokovic assumia o controle dos pontos desde as devoluções e era superior nos ralis de fundo, diante de um adversário que fazia o possível para sustentar as trocas. A primeira quebra da partida veio logo cedo e o sérvio logo abriu 3/0. Na segunda parcial, o ex-número 1 quebrou mais duas vezes e só perdeu um ponto no saque. Já no último set, o equilíbrio persistiu até o 2/2, quando Martinez fez duas duplas faltas e errou um forehand. Em vantagem no placar, o sérvio vinha cada vez mais confortável na partida e brindou o público quando fez uma ótima contra-curta. Ele voltou a quebrar e seguiu firme no saque, fechando o jogo com um ace.
