Home » Dois mortos e uma igreja destruída numa cerimónia de Ano Novo “sem precedentes” nos Países Baixos

Dois mortos e uma igreja destruída numa cerimónia de Ano Novo “sem precedentes” nos Países Baixos

by admin

Pelo menos duas pessoas foram mortas nos Países Baixos numa série de incidentes violentos na véspera de Ano Novo que a polícia neerlandesa considera “sem precedentes”.

Na cidade de Nijmegen, no sudeste do país, um jovem de 17 anos foi morto num incidente envolvendo fogo de artifício pouco depois da meia-noite, mas a polícia não deu mais pormenores.

Já na cidade de Aalsmeer, a sul da capital Amesterdão, um homem de 38 anos foi morto num outro incidente com fogo de artifício que ainda está a ser investigado.

Nine Kooiman, diretora do sindicato da polícia neerlandesa, relatou uma “quantidade sem precedentes de violência contra a polícia e os serviços de emergência” em todo o país na véspera de Ano Novo.

Ela própria afirmou ter sido atingida três vezes por fogo de artifício e outros explosivos enquanto fazia o seu turno em Amesterdão.

Pouco depois da meia-noite, as autoridades emitiram um raro alerta a nível nacional através dos telemóveis, avisando as pessoas para não ligarem para os serviços de emergência sobrecarregados, a menos que as suas vidas estivessem em risco.

Os relatos de ataques contra a polícia e os bombeiros espalharam-se por todo o país. Na cidade de Breda, no sul do país, as pessoas atiraram bombas de gasolina contra a polícia.

O hospital oftalmológico de Roterdão informou que tinha tratado 14 pacientes, incluindo 10 menores, com ferimentos nos olhos. Dois foram operados.

Era o último ano antes da proibição prevista dos fogos de artifício não oficiais, por isso os holandeses compraram em grandes quantidades.

De acordo com a Associação Holandesa de Pirotecnia, os foliões gastaram um valor recorde de 129 milhões de euros em fogos de artifício.

Algumas áreas foram designadas como zonas livres de fogos de artifício, mas isso pareceu ter pouco efeito.

Entretanto, um enorme incêndio destruiu uma igreja do século XIX em Amesterdão. Deflagrou na madrugada de quinta-feira no Vondelkerk, uma atração turística com vista para um dos principais parques da cidade desde 1872.

A torre de 50 metros de altura desmoronou-se e o telhado ficou gravemente danificado, mas a estrutura deverá permanecer intacta, segundo as autoridades de Amesterdão.

A causa do incêndio não foi imediatamente identificada.

O caos do fogo de artifício em Bruxelas

Na Bélgica, a polícia efetuou várias detenções quando os agentes de Bruxelas e Antuérpia foram alvo de fogo de artifício, uma vez que a proibição do seu uso no Ano Novo não conseguiu evitar cenas de caos nas duas grandes cidades.

A polícia usou gás lacrimogéneo e prendeu mais de 100 pessoas na cidade portuária de Antuérpia, onde menores de 10 ou 11 anos atacaram agentes e serviços de emergência com fogo de artifício e pedras, incendiando bicicletas, carros e caixotes do lixo, disse um porta-voz à agência noticiosa AFP.

As autoridades confiscaram uma série de fogos de artifício de nível profissional “muito perigosos”, disse o porta-voz. Uma criança de 12 anos ficou gravemente ferida num incidente com fogo de artifício na cidade do Norte.

Também na capital, Bruxelas, a polícia afirmou ter sido “repetidamente” alvo de fogo de artifício, tendo efetuado cerca de 70 detenções durante a noite.

Na Alemanha, dois jovens de 18 anos morreram na cidade de Bielefeld, no oeste do país, quando acionaram fogos de artifício caseiros, informou a polícia local em comunicado.

Créditos

You may also like