A eleição para Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, referente ao biênio 2027/28, será realizada no fim do próximo ano, após os pleitos majoritário e proporcional.
A informação foi confirmada pelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB), em vídeo divulgado nas redes sociais nesta quarta-feira, 10, após publicação de matéria pelo editor do Blog, com o título “Vereadores divergem sobre data para eleição da presidência da Câmara”, que tratou sobre possível judicialização do processo.
Victor apoia a pré-candidatura do seu colega Beto Castro (Avante), que conta com um grupo formado por 20 parlamentares, dos 31.
Seu concorrente é o vereador Marquinhos (União Brasil), que encabeça um campo alternativo formado por dez integrantes neste momento.
Ambos são aliados do governador Carlos Brandão (sem partido), que deverá permanecer no cargo e apoiar a candidatura do emedebista Orleans Brandão, atual secretário de Estado de Assuntos Municipalistas.
Paulo Victor explicou que na segunda-feira, 15, o plenário apreciará dispositivo que altera a Lei Orgânica do Município, adequando o Palácio Pedro Neiva de Santana a entendimento já pacificado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de que a eleição interna para o biênio seguinte deve ser realizada a partir do mês de outubro do último ano do biênio em curso.
A matéria, pelo que foi apurado, será aprovada sem dificuldades.
