A eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, referente ao biênio 2027/2028, será realizada apenas no fim do próximo ano, após as eleições majoritárias e proporcionais. A definição foi confirmada pelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB), em vídeo divulgado nas redes sociais nesta quarta-feira (10).
Logo ao anunciar a medida, Paulo Victor destacou que a mudança atende a decisões já firmadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “A Suprema Corte determinou que as eleições para o segundo biênio devem ocorrer a partir de outubro, e não mais em abril, como previsto atualmente na nossa legislação. Como presidente da Câmara, é meu dever garantir que nossa Casa esteja em conformidade com a Constituição e com as decisões judiciais”, afirmou.
O debate interno ocorre em meio ao processo de articulação pela sucessão na Mesa Diretora. Paulo Victor apoia a pré-candidatura do vereador Beto Castro (Avante), que reúne hoje o maior bloco de apoio, formado por 20 dos 31 vereadores. Na outra ponta está o vereador Marquinhos (União Brasil), que lidera um grupo alternativo composto por dez parlamentares.
O presidente informou, ainda, que o plenário apreciará na próxima segunda-feira (15) uma proposta de alteração na Lei Orgânica do Município. A iniciativa busca adequar o texto local ao entendimento consolidado pelo STF, que estabelece que apenas a partir de outubro do último ano de mandato é permitido realizar eleições internas para o biênio subsequente.
