MATEUS OLIVEIRA
O governador Ronaldo Caiado (UB), reafirmou nesta segunda‑feira (3) em entrevista à revista Veja o que considera o “divisor de águas” entre sua carreira política e a do presidente Lula (PT): “bandido não se cria em Goiás”. Ele afirmou que, ao longo de sua trajetória — “tão longa quanto a do Lula” — jamais se envolveu em “bandalheira, corrupção, negociado, enriquecimento ilícito”. Citou também que sua aprovação no Estado alcança 88%, já que “está fazendo a tarefa de casa, nada mais do que obrigação”.
Os números sustentam a declaração de Caiado. Um levantamento do instituto Genial/Quaest divulgado em 22 de agosto de 2025 apontou 88% de aprovação para o seu governo, com 9% de desaprovação. Além disso, em dezembro de 2024, outra rodada da mesma pesquisa já indicava 88% de aprovação no Estado.
O governador relaciona esse alto índice ao fato de “nunca ter se curvado a bandidos ou corruptos”, afirmando que sua gestão se destaca moralmente e em gestão, em contraposição ao cenário que atribui a Lula.
Caiado disse estar em contato com outros governadores, entre eles o do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, para aglutinar forças no sentido de alinhar os interesses dos Estados aos projetos de segurança pública que tramitam no Congresso. “Iremos a Brasília em um grande movimento dos governadores e nossa base de deputados, para reforçar o apoio ao relator [da PEC da Segurança], o deputado Mendonça Filho, a fim de que todos os temas estejam incluídos, e alguns mais”, detalhou.
