Home » Em Natal com catadores, Lula pede respeito ao povo pobre e acesso a serviços públicos

Em Natal com catadores, Lula pede respeito ao povo pobre e acesso a serviços públicos

by admin

Ricardo Stuckert/PR

Presidente diz que seu governo já fez muito para catadores, mas que sofrimento deles é secular e é preciso tempo para a reparação.

​O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (19), em São Paulo, da 20ª edição do Natal dos Catadores e da População em Situação de Rua. Em um discurso emocionado, Lula transformou a celebração em um ato de defesa intransigente da dignidade humana e da democracia.

​Ao lado de ministros e lideranças dos movimentos sociais, o presidente criticou duramente prefeitos que adotam medidas para impedir a circulação de carroças e o trabalho de reciclagem nas grandes cidades.

​”Fiquei sabendo que tem prefeito proibindo as pessoas de passarem com carroça na rua. Proibir que alguém trabalhe para levar o sustento para sua família não tem nada de humanismo. É falta de respeito com o povo pobre deste país”, disparou Lula, sendo ovacionado pela multidão.

Mais investimentos e organização

​O governo federal anunciou medidas concretas para fortalecer a categoria. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fará um aporte adicional de R$ 10 milhões no Programa Novo Cataforte, focado na estruturação de redes de catadores e na compra de equipamentos.

​Lula também determinou o fim da fragmentação das políticas públicas para o setor. A partir de agora, haverá uma coordenação nacional centralizada, garantindo que os recursos e direitos cheguem a quem realmente precisa, sem burocracia. “O lixo para nós é luxo, é de onde tiramos o sustento e pagamos a faculdade dos nossos filhos”, celebrou um representante da categoria.

Durante o evento, o governo federal anunciou diversas ações que representam cerca de R$ 143 milhões para esses trabalhadores.

“Nós já fizemos muito, mas ao mesmo tempo ainda fizemos pouco. Porque o sofrimento e o abandono que vocês viveram secularmente não será reparado de uma hora para outra”, disse Lula, cobrando que sejam feitas divulgações massivas para que os catadores acessem os serviços e políticas que estão sendo desenvolvidas pelo governo.

“Na democracia vence quem tem voto”

​Aproveitando a presença da militância, Lula mandou recados claros sobre o cenário político. Sobre o projeto aprovado no Congresso que reduz penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito (PL da Dosimetria), com intuito de beneficiar os que tramaram um golpe em 8 de janeiro de 2023, o presidente foi taxativo: “Eu vou vetar essa lei. E se eles quiserem, que derrubem o meu veto. Mas eles têm que aprender que na democracia vence quem tem voto, não quem tenta golpe.”

​Celebrando indicadores econômicos e sociais positivos ao fim do terceiro ano de mandato, como a menor taxa de desemprego da história e a inflação sob controle, Lula desafiou os pessimistas e a oposição: ​”Nós vamos dar uma surra em quem achar que a extrema direita vai voltar a governar esse país. Não com xingamentos, mas comparando quem fez mais pela saúde, pela educação e pela inclusão social.”

​O Natal dos Catadores de 2025 entra para a história não apenas como uma festa de solidariedade, mas como a reafirmação de que, no Governo Lula, os invisíveis recuperaram seu nome, seu rosto e seu lugar de direito no orçamento e no futuro do Brasil.

Da Redação, com informações da Agência Brasil.


Créditos

You may also like