0
A Prefeitura de Rio Branco divulgou, nesta quarta-feira (3), uma Nota de Esclarecimento em que afirma não ser alvo da Operação Dilapsio, deflagrada pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). A ação investiga possíveis irregularidades em processos licitatórios envolvendo municípios do Acre.
Sede da Prefeitura de Rio Branco/Foto: ContilNet
No comunicado, o município explica que a ata de registro de preços citada em parte das apurações refere-se a obras executadas com recursos próprios da Prefeitura, enquanto as investigações da PF e da CGU envolvem exclusivamente contratos financiados com verbas federais.
“Dessa forma, a Prefeitura de Rio Branco não está vinculada aos objetos da investigação”, diz a nota.
ENTENDA: Empresários e três prefeituras do Acre são alvos de operação da PF por fraude e desvio de R$ 3 milhões
O município também ressaltou que todos os contratos derivados da ata mencionada são acompanhados e fiscalizados pelas instâncias competentes, garantindo regularidade e conformidade com as normas legais.
A administração reafirmou ainda seu compromisso com a transparência e com a probidade administrativa, destacando que permanece à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos necessários.
VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA:
Nota de Esclarecimento – Prefeitura de Rio Branco
A Prefeitura de Rio Branco acompanha com atenção as apurações realizadas pela Polícia Federal e pela Controladoria‑Geral da União e informa que não é alvo da Operação Dilapsio, que investiga possíveis irregularidades em processos licitatórios envolvendo municípios do Acre.
Esclarecemos que a ata de registro de preços eventualmente mencionada nas investigações refere-se a obras realizadas com recursos próprios da Prefeitura de Rio Branco; e o que estão sendo investigados são contratos financiados com verbas federais. Dessa forma, a Prefeitura de Rio Branco não está vinculada aos objetos da investigação.
A Prefeitura reitera seu compromisso com a transparência e a probidade administrativa. Coloca-se à inteira disposição dos órgãos competentes para prestar todos os esclarecimentos necessários. Reafirma, ainda, que os contratos resultantes da referida ata são acompanhados continuamente, com fiscalização e validação pelas instâncias responsáveis.
Rio Branco, 3 de dezembro de 2025
Prefeitura Municipal de Rio Branco
